[weglot_switcher]

Estados Unidos alteram lista de produtos europeus sujeitos a taxas alfandegárias

A nova tabela exclui alguns gregos e britânicos e inclui outros alemães e franceses, mantendo a taxa entre 15% e 25%. A taxa sobre os aviões Airbus manteve-se nos 15%.
  • Peter Nicholls/Reuters
13 Agosto 2020, 08h07

O Governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou esta quarta-feira uma “modesta modificação” da lista de produtos europeus sujeitos a tarifas alfandegárias, excluindo alguns gregos e britânicos e incluindo outros alemães e franceses, mantendo a taxa entre 15% e 25%.

“A União Europeia e os Estados-membros não tomaram as ações necessárias para cumprir com as decisões da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, indicou o representante dos EUA para o Comércio Externo, Robert Lighthizer, em comunicado.

Não obstante, Lighthizer adiantou que vai começar “um novo processo para alcançar” uma solução “duradoura”. Lighthizer qualificou as alterações como “modestas” e realçou que “o volume de produtos europeus sujeitos a estas medidas continuará sem alterações, em 7,5 mil milhões de euros, e as taxas em 15% sobre produtos aeronáuticos e 25% para os outros”.

Esta modificação entra em vigor a 1 de setembro próximo.

A decisão de Washington foi tomada apesar de a Airbus ter informado em junho que renunciava às condições preferenciais nos créditos concedidos por Espanha e França para a construção do seu avião A350, que foram considerados pela OMC como ajudas ilegais, e do pedido do comissário europeu do Comércio, Phil Hogan, para que os EUA retirassem as tarifas, por as considerar “injustificadas”.

A medida é o último episódio da disputa comercial nascida do conflito resultante dos subsídios que recebeu o construtor aeronáutico europeu Airbus em detrimento do rival norte-americano Boeing, que a OMC resolveu em favor de Washington.

Por esse motivo, a instituição internacional autorizou os EUA a impor sanções a produtos da União Europeia e do Reino Unido pelos mencionados 7,5 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.