O Departamento de Defesa dos Estados Unidos fechou contratos no valor de 200 milhões de dólares (171,2 milhões de euros) com a Google, Anthropic e com a xAI de Elon Musk.
Foi referido pelo Departamento de Defesa norte-americano que estes contratos vão ajudar a agência a acelerar a sua adoção de “avançadas capacidades de inteligência artificial” com o intuito de dar resposta “a desafios críticos na área da defesa nacional”.
As três empresas que beneficiam deste contratos vão trabalhar para desenvolver agentes, baseados em inteligência artificial, para missões do Departamento de Defesa, refere a CNBC.
O Departamento de Defesa considera que a “adoção de inteligência artificial” está a transformar a habilidade em suportar os combatentes e “manter vantagem estratégica” sobre os adversários.
A xAI tinha anunciado na segunda-feira o Grok (chatbot desenvolvido pela xAI) dirigido para o setor governativo norte-americano, salientou a CNBC, juntando-se ao contrato de 200 milhões de dólares (171,2 milhões de euros) feito com a OpenAI, detentora do ChatGPT, em junho, de modo a que fossem desenvolvidos “protótipos recorrendo a inteligência artificial para enfrentar desafios críticos de segurança nacional, tanto em domínios de combate como empresariais”, salientou a agência noticiosa Reuters.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com