Estados Unidos suspendem vacina da Johnson & Johnson. Portugal recebe 30 mil doses amanhã

Quase sete milhões de doses já foram administradas nos EUA, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina.

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram hoje a suspensão do uso da vacina da Johnson & Johnson nos centros federais de vacinação. Para os centros estaduais de vacinação, as autoridades fizeram uma recomendação para suspender o processo.

“Estamos a recomendar a pausa no uso da vacina por precaução”, segundo o comunicado divulgado esta terça-feira, 13 de abril, pela FDA (regulador do Medicamento) e a CDC (Centro de Controlo de Doenças).

O primeiro lote de vacinas da subsidiária farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson vai chegar a Portugal na quarta-feira, 14 de abril, num total de 30 mil vacinas únicas, avançou o Público esta semana.

Quase sete milhões de doses já foram administradas nos EUA, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina. “Neste momento, os eventos adversos parecem ser extremamente raros”.

Os seis casos dizem respeito a mulheres com idades entre os 18 e os 48 anos. Uma das mulheres morreu e uma segunda está hospitalizada num estado crítico, revelou o New York Times, citado pela Reuters.

A CDC vai organizar um encontro com peritos na quarta-feira para avaliar estes casos, enquanto a FDA vai depois avaliar esta análise à medida que também vai investigar o caso.

Esta é a quarta vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, e a quarta a chegar a Portugal, depois da Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford.

A vacina apresenta várias vantagens de manuseamento face às restantes, facilitando o seu transporte e armazenamento: é tomada numa única dose e pode ser armazenada durante três meses num frigorífico regular.

Com estas 30 mil doses, Portugal passa a ter 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administrar.

Ler mais
Recomendadas

Exportações de vinhos portugueses sobem 13% para mais de 200 milhões de euros até março

Já entre os países terceiros, destacam-se as exportações de vinhos portugueses para o Brasil (+38,5%) e Reino Unido (+9,41%), com 15,51 milhões de euros e 14,04 milhões de euros, respetivamente.

Da amnésia nas CPIs à dimensão do movimento #MeToo em Portugal. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

Sporting CP. Plantel valorizou 21% esta época. Entrada direta na Champions rende 23 milhões

O talento da formação foi uma das grandes apostas do Sporting CP para a presente temporada, algo que suscitou desconfiança por parte dos analistas do futebol, por considerarem que o “fosso” para os rivais era demasiado grande para ser combatido com jogadores jovens. Mas Rúben Amorim, também ele um jovem treinador, não só discordou de tais afirmações, como colocou em prática aquilo que sempre foi a estratégia dos ‘leões’ desde a criação da Academia, em 2002.
Comentários