[weglot_switcher]

Estados Unidos suspendem vacina da Johnson & Johnson. Portugal recebe 30 mil doses amanhã

Quase sete milhões de doses já foram administradas nos EUA, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina.
13 Abril 2021, 12h25

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram hoje a suspensão do uso da vacina da Johnson & Johnson nos centros federais de vacinação. Para os centros estaduais de vacinação, as autoridades fizeram uma recomendação para suspender o processo.

“Estamos a recomendar a pausa no uso da vacina por precaução”, segundo o comunicado divulgado esta terça-feira, 13 de abril, pela FDA (regulador do Medicamento) e a CDC (Centro de Controlo de Doenças).

O primeiro lote de vacinas da subsidiária farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson vai chegar a Portugal na quarta-feira, 14 de abril, num total de 30 mil vacinas únicas, avançou o Público esta semana.

Quase sete milhões de doses já foram administradas nos EUA, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina. “Neste momento, os eventos adversos parecem ser extremamente raros”.

Os seis casos dizem respeito a mulheres com idades entre os 18 e os 48 anos. Uma das mulheres morreu e uma segunda está hospitalizada num estado crítico, revelou o New York Times, citado pela Reuters.

A CDC vai organizar um encontro com peritos na quarta-feira para avaliar estes casos, enquanto a FDA vai depois avaliar esta análise à medida que também vai investigar o caso.

Esta é a quarta vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, e a quarta a chegar a Portugal, depois da Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford.

A vacina apresenta várias vantagens de manuseamento face às restantes, facilitando o seu transporte e armazenamento: é tomada numa única dose e pode ser armazenada durante três meses num frigorífico regular.

Com estas 30 mil doses, Portugal passa a ter 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administrar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.