Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira um novo pacote de ajudas à Ucrânia. As novas ajudas ascendem a 400 milhões de dólares, indicou o secretário de Estado norte-americano em comunicado.
Estes 400 milhões juntam-se agora a um universo de 32 mil milhões de dólares entregues pelos Estados Unidos à Ucrânia desde o início da invasão, a 24 de fevereiro de 2022.
Washington apontou que o novo auxílio militar inclui munições para o sistema de mísseis de longo alcance HIMARS e para os tanques Bradley, bem como outro tipo de armamento. Este stock será retirado diretamente do dos Estados Unidos e entregue aos militares ucranianos.
“A Rússia poderia terminar hoje mesmo com a guerra. Enquanto não o fizer, continuaremos unidos à Ucrânia, fortalecendo o seu exército no campo de batalha”, apontou Blinken no mesmo comunicado.
O anúncio chega no mesmo dia em que o procurador-geral dos EUA se deslocou ao país liderado por Volodymyr Zelensky. Merrick Garland esteve em Lviv e participou na conferência Unidos pela Justiça ao lado do presidente da Ucrânia.
A viagem de Garland não foi anunciada publicamente por motivos de segurança. Ainda assim, o procurador-geral Garante que os Estados Unidos continuam a responsabilizar a Rússia “por crimes cometidos durante a invasão injusta e não provocada contra o seu vizinho soberano”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com