Esta quinta-feira vai ser o dia mais marcante para os mercados, com a divulgação dos dados do emprego norte-americano e resultados empresariais da Nvidia, Palo Alto e Walmart.
A divulgação de dados macroeconómicos norte-americanos vai ser determinante para a Reserva Federal norte-americana, que tem reunião marcada para dia 10 de dezembro.
Os analistas do Bankinter continuam a apontar para “que o mais provável, embora não por muito, é que repita em 3,75%/4,00%. Acreditamos que, tanto a diferença de opiniões no seu Conselho como a provável falta de firmeza da macro americana, que voltará a ser publicada progressivamente (esta semana, Produção Industrial, Indicador Adiantado, Emprego e PMI), farão com que esta incerteza continue a prevalecer”.
Já sobre a Inteligência Artificial (IA), os analistas do Bankinter consideram “questionáveis as avaliações consideradas para as empresas que apenas desenvolvem a IA e que não avaliam (OpenAI, Anthropic, Mistral…), mas não as do ecossistema de negócio envolvente da IA, que avaliam (Nvidia, ASML, Microsoft, Amazon…), que obtêm lucros gigantescos e carecem de dívida. São coisas diferentes. Portanto, consideramos baixa a probabilidade de uma correção relevante em tecnologia… e, se as bolsas consolidassem durante novembro/dezembro em vez de continuarem a subir, melhor. Exceto informação em contrário, interpretaríamos qualquer correção relevante como uma oportunidade”.
Em solo português vai começar o debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026, que vai contar com votações sobre as alterações propostas pelos partidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com