[weglot_switcher]

“Estamos a preparar uma norma sobre política de testagem nacional”, anuncia DGS

Norma de testagem será global e será desenhada para durar o inverno.
  • Diogo Cruz, subdiretor-geral da DGS, e António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde
24 Julho 2020, 17h35

A Direção-Geral de Saúde está a preparar uma norma sobre política de testagem nacional de âmbito geral. A norma estará incluída no plano de inverno de combate à pandemia e abrange também os profissionais de saúde, apesar de estes terem um programa de testagem específico.

“A ideia será fazer já uma política de testagem nacional que tente durar o inverno, a menos que apareçam novas evidências científicas”, afirmou Diogo Cruz, sub-diretor geral de saúde, que também confirmou que a norma específica dos profissionais de saúde “será atualizada em consonância com a geral”, que também incluirá estes trabalhadores. Ainda assim, não foram adiantados prazos, sendo apenas mencionado que a norma estará “em adiantada fase de desenvolvimento”.

Portugal regista 49.692 casos confirmados de infeção por covid-19, dos quais resultaram 1.712 óbitos, dados revelados pela DGS no seu boletim diário. O número de infetados subiu em 313 face ao boletim de ontem, enquanto que se lamentam mais sete óbitos.

Os dados da doença também revelam 420 doentes internados, 52 deles em unidades de cuidados intensivos. Estes números representam quedas de 11 e 7 pacientes em relação ao boletim de ontem. Estão também identificados 198 surtos na totalidade do território nacional.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.