Hong Kong é a cidade mais cara do mundo para se viver como expatriado pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o estudo realizado pela ECA International. Nova Iorque e Genebra ocupam os restantes lugares do pódio, respetivamente.
O estudo da ECA International, que teve em consideração o conflito no leste europeu e as consequências económicas daí resultantes, comparou o custo de vida para expatriados através de uma análise detalhada aos bens de consumo e serviços em mais de 490 locais em todo o mundo, tendo também em consideração o preço das rendas dos respetivos locais.
O aumento dos custos das rendas foi parte da razão pela qual Londres e Nova Iorque ocuparam as suas posições entre os cinco primeiros, com aumentos de 20% e 12% dos custos de aluguer, respetivamente.
Noutra parte do relatório sobre o custo de vida, Singapura ocupa o 13º lugar, apesar dos aumentos significativos nas rendas, preços da gasolina e serviços públicos. Esses foram compensados pelo enfraquecimento do dólar de Singapura em relação a outras moedas regionais durante a última parte do período da análise, disse a ECA.
Outra das conclusões diz respeito às cidades japonesas, que caíram na classificação com o enfraquecimento do iene, enquanto as cidades chinesas subiram – com Xangai e Guangzhou a ocuparem a 8ª e a 9ª posições, respetivamente.
No fim da lista, como cidade mais barata do mundo para expatriados, surge Ancara (Turquia), que caiu cinco posições ocupando agora o 207º lugar.
“Embora Hong Kong tenha sido menos impactado pelo aumento da inflação global do que outros locais regionais e globais no ano passado, ainda assim continua a ser o local mais caro do mundo”, afirmou o diretor regional da ECA International para a Ásia, Lee Quane.
O responsável acrescenta que foi a “força do dólar de Hong Kong, que está atrelado ao dólar norte-americano, que permitiu manter a sua posição como o local mais caro do mundo, pois outras moedas enfraqueceram”.
Estas são as 20 cidades mais caras do mundo para expatriados:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com