[weglot_switcher]

“Estava uma cruz como se eu tivesse votado”. Eleitor perde direito a voto por já terem votado em seu nome

Luís Ferreira de Almeida vive em Campolide, na cidade de Lisboa, e vota habitualmente no Palácio de Justiça, mas, quando lá chegou, não conseguiu votar, porque nos dois cadernos eleitorais já havia indicação de que tinha exercido o direito de voto.
  • eleições_legislativas_voto_boletim
    Homem de Gouveia/Lusa
6 Outubro 2019, 18h07

A situação aconteceu este domingo. Luís Ferreira de Almeida residente em Campolide, dirigiu-se até ao Palácio da Justiça, para exercer o seu direito de voto, mas quando chegou à urna informaram-no de que já tinha votado. Em declarações à rádio “TSF”, classificou o caso “inacreditável”.

“Nos dois cadernos eleitorais – os dois que eu penso serem iguais -, tanto na esquerda como na direita, estava uma cruz como se eu tivesse votado”, afirma. Perante este cenário o eleitor julgou que se tratava de alguém cujo o nome fosse semelhante, mas percebeu que tal não era o caso. “Não havia nenhum nome parecido com o meu”, refere à “TSF”.

Perante isto não restou outra solução se não “preencher o protesto, um formulário que se chama ‘reclamação-protesto’, para lá colocar os meus dados e explicar o que aconteceu”, diz Luís Ferreira de Almeida, que fez também fez queixa.

“Foi o que fiz, e voltei para casa. Este processo está assinado por mim e pelo responsável da mesa, evidentemente”, refere. Em todas as eleições, admite a CNE, há casos destes: pessoas que ficam impedidas de votar porque alguém já votou em seu lugar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.