Estes erros na cozinha podem colocar a sua saúde em risco

Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – cerca de 600 milhões de pessoas por ano ficam doentes após consumirem alimentos contaminados. Destes, 420 mil acabam por morrer.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – cerca de 600 milhões de pessoas por ano ficam doentes após consumirem alimentos contaminados. Destes, 420 mil acabam por morrer.

Sabemos que, regra geral, os alimentos que compramos são submetidos a testes de qualidade antes de serem comercializados, logo acreditamos que são seguros. No entanto, bastam pequenos erros na cozinha para contaminar os alimentos e levar a intoxicações alimentares.

Verifique os erros mais comuns:

·         Utilizar a mesma colher, várias vezes, para provar a comida confecionada. O consumidor deve evitar esta ação, pois pode contaminar a comida com as suas bactérias. Opte por lavar a colher antes de voltar a provar.

·         Lavar a carne antes de cozinha-la. Este é um procedimento errado porque ao lavar a carne pode estar a espalhar a carga bacteriana possivelmente existente e, com os salpicos da água, a contaminar zonas “seguras” onde coloca outros alimentos. A solução para destruir as bactérias presentes na carne é mesmo cozinhá-la a elevadas temperaturas.

·         Usar a mesma tábua de corte para os alimentos crus e os alimentos cozidos. Nesta circunstância as bactérias dos alimentos crus poderão migrar  para os alimentos cozidos, ou prestes a serem ingeridos. Mantenha as tábuas sempre bem limpas, lave-as com água muito quente e detergente.

·         Usar um único pano e não lavar os esfregões com frequência. Os panos, toalhas e esfregões são grandes fontes de contaminação, devendo ser lavados com regularidade.

·         Colocar o telemóvel na bancada da cozinha. O telemóvel “circula” em todo o lado e fica facilmente contaminado. Evite colocá-lo na bancada ou, caso tenha mesmo de o fazer, limpe-o previamente.

·         Não limpar o frigorífico com recorrência. O frigorífico pode ser uma fonte de maus cheiros e de contaminação quando não limpo com frequência. A cada seis meses deve fazer essa limpeza a fundo.

Recomendadas

Sodexo reembolsa mais de 325 mil euros em cartão refeição com IVAucher

A Sodexo Portugal é a única empresa de benefícios extrassalariais aderente ao programa IVAucher.

Tarifa Social: quem tem direito a este desconto?

Sabia que, se tem dificuldades financeiras, pode beneficiar de um desconto na sua fatura de eletricidade e gás natural? Veja aqui tudo sobre a Tarifa Social.

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal?

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal e a importância da sua consulta? Saiba mais aqui.
Comentários