Estes são os países mais corruptos do mundo

Segundo a Transparência Internacional, no ano passado, a maior parte dos países continuaram a fracassar na luta contra a corrupção, o que fez escalar uma crise democrática a nível mundial. As administrações menos transparentes do mundo integram no fim do índice com uma pontuação inferior a 20 pontos

O ‘ranking’ que avalia o nível de transparência das administrações públicas do mundo é composto por 180 países e destaca a Somália como o mais corrupto. O país da África Subsariana apurou uma pontuação de 10 pontos em 100, numa escala em que 100 significa “muito transparente” e zero “muito corrupto”.

Em segundo, aparece a Síria, que enfrenta uma das maiores guerras civis da história da nação e que soma uma pontuação de 13 em 100. O Sudão do Sul partilha o mesmo lugar, com igual pontuação.

De regresso ao Médio Oriente, o Iémen aparece em terceiro (ou na 176º posição) juntamente com a Coreia do Norte, ambos com 14 pontos em 100, na escala de transparência.

Portugal é o 30º país do mundo com as administrações públicas menos corruptas, tendo subido uma posição no período de um ano. O mais recente Índice de Perceção da Corrupção (CPI, na sigla inglesa), elaborado pela Transparência Internacional (TI) refere que a maior parte dos países continuaram a fracassar na luta contra a corrupção, o que fez escalar uma crise democrática a nível mundial.

Recomendadas
Julien de Rosa / EPA

Catedral de Notre Dame: da construção que durou 182 anos ao incêndio que devastou património da UNESCO

A Catedral de Notre Dame com mais de oito séculos de existência sofreu um incêndio de grandes dimensões na segunda-feira. As chamas consumiram dois terços do teto do templo e o pináculo acabou por ceder. A catedral quase 200 anos a ser construída.

De Tiger a Jordan: estes foram os regressos mais improváveis da história do desporto

Dos vícios de Tiger Woods à capacidade de superar as expetativas de Michael Jordan ou George Foreman. Estes atletas mostraram que a idade é apenas um número.

Os muitos milhões por trás da série Guerra dos Tronos

Fizemos as contas aos milhões associados à estreia que ninguém quer perder.
Comentários