Estes são os países mais corruptos do mundo

Segundo a Transparência Internacional, no ano passado, a maior parte dos países continuaram a fracassar na luta contra a corrupção, o que fez escalar uma crise democrática a nível mundial. As administrações menos transparentes do mundo integram no fim do índice com uma pontuação inferior a 20 pontos

O ‘ranking’ que avalia o nível de transparência das administrações públicas do mundo é composto por 180 países e destaca a Somália como o mais corrupto. O país da África Subsariana apurou uma pontuação de 10 pontos em 100, numa escala em que 100 significa “muito transparente” e zero “muito corrupto”.

Em segundo, aparece a Síria, que enfrenta uma das maiores guerras civis da história da nação e que soma uma pontuação de 13 em 100. O Sudão do Sul partilha o mesmo lugar, com igual pontuação.

De regresso ao Médio Oriente, o Iémen aparece em terceiro (ou na 176º posição) juntamente com a Coreia do Norte, ambos com 14 pontos em 100, na escala de transparência.

Portugal é o 30º país do mundo com as administrações públicas menos corruptas, tendo subido uma posição no período de um ano. O mais recente Índice de Perceção da Corrupção (CPI, na sigla inglesa), elaborado pela Transparência Internacional (TI) refere que a maior parte dos países continuaram a fracassar na luta contra a corrupção, o que fez escalar uma crise democrática a nível mundial.

Recomendadas

Euro2020: Rússia quer chegar mais longe. Conheça os 10 jogadores mais valiosos

Com uma convocatória avaliada em 191,8 milhões de euros, a seleção russa espera chegar o mais longe possível na presente edição do campeonato europeu. Para tal, terão de ultrapassar na fase de grupos a Bélgica, Dinamarca e Finlândia, tarefa que não se avizinha fácil.

Euro2020: Conheça os 10 jogadores mais valiosos da República Checa

O país que atingiu a final do Euro 96 e as meias-finais do Euro 2004, procura igualar ou superar estes registos com uma geração renovada de futebolistas. Conheça os 10 futebolistas da convocatória checa mais valiosos.

Euro2020. Escócia disputa terceiro campeonato da Europa, saiba quem são os 10 mais valiosos

A seleção da Escócia não é favorita a passar o grupo, mas não escondem o desejo em chegar o mais longe possível na competição. Conheça os 10 jogadores escoceses mais valiosos da atualidade.
Comentários