O passaporte português é o quinto mais poderoso em 2018. Segundo o Passaport Index, um ranking elaborado pela Henley & Partners, o passaporte português dá entrada em 173 países, mais dois do que em 2017, sem ter que apresentar visto.
Portugal subiu uma posição desde a última publicação da consultora em 2017, partilhando o lugar com Irlanda, Coreia do Sul e Estados Unidos. Mas numa outra lista, a Global Passport Power Rank 2018, divulgada em outubro de 2017, o passaporte português apenas garante entrada em 159 países.
O ranking da Henley & Partners listou, pelo quinto ano consecutivo, a Alemanha em primeiro lugar, com um passaporte que grante entrada em 177 países. Singapura é segundo, depois ter sido quarto em 2017, tornando-se no primeiro país asiático a aparecer no topo. O pior passaporte é o do Afeganistão, que se mantém em último (24 países), atrás do Iraque, Líbia e outros países do Médio Oriente.
Os passaportes mais importantes continuam a ser os europeus. Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Suécia e Reino Unido, assim como o Japão, que subiu dois lugares este ano, estão no terceiro lugar. Em quarto, surgem a Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Suíça.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com