[weglot_switcher]

Estes ténis atam-se com uma app. Nike apresenta oficialmente os Adapt BB

A partir de fevereiro vai poder comprar uns sapatos da Nike com atacadores automáticos, parecidos com os que Marty McFly usou em Regresso ao Futuro 2.
16 Janeiro 2019, 18h26

A Nike acabou de apresentar as sapatilhas com atacadores automáticos a que chamou Adapt BB. Estes sapatos, pensados especialmente para os praticantes de basquetebol, têm como objectivo dar um experiência realmente personalizada a todos os praticantes deste desporto. O segredo é o sistema FitAdapt que permite ajustar os atacadores manualmente ou através de uma aplicação para smartphone. Segundo a Nike, durante um jogo, os pés dos jogadores podem expandir-se mais de metade do tamanho habitual, o que afecta o conforto e, por isso, o desempenho. A resolução deste problema é um dos objectivos destes novos Adapt BB.

Segundo Eric Avar, o director criativo da Nike, a decisão de começar pelo basquete para lançar este novo conceito de sapato desportivo prende-se com as necessidades especiais que os praticantes deste desporto têm. A possibilidade de poderem ajustar a forma como os sapatos estão presos aos pés durante o jogo é uma coisa que o fabricante diz que melhora a experiência do atleta.

Nike Adapt BB

A tensão aplicada aos atacadores pode ser ajustada através de dois botões que estão dos lados do sapato ou através de uma aplicação para smartphone. Quando o sapato ajusta os atacadores, o sistema consegue detectar a tensão que os seus pés necessitam e ajusta-os automaticamente para manter os pés confortavelmente dentro do sapato. O sistema de ajuste dos atacadores que a Nike desenhou para estes sapatos consegue uma tensão máxima de 32 libras de força (142,3 newtons), o equivalente à força necessária para accionar um para-quedas, o que faz com que os sapatos fiquem sempre presos aos pés mesmo com todos os movimentos que o jogador faça durante uma partida.

nike-adapt-bb-Atacadores

Naturalmente, tudo isto necessita de energia, por isso há que carregar a bateria dos Adapt BB. A Nike afirma que uma carga dá para 14 dias. Não pense que tem de ligar uma cabo USB aos sapatos, os Adapt BB incluem um carregador por indução com tecnologia QI que demora cerca de três horas a carregá-los na totalidade.

A aplicação Adapt, os utilizadores podem transmitir aos sapatos várias definições para os atacadores ao longo de um jogo, bem como verificar o nível de carga da bateria ou mudar a core dos LED que têm de lado. O firmware dos sapatos também pode ser actualizado para set conseguirem outras funcionalidades e melhoramentos.

Os Adapt BB não são baratos, vão estar à venda no início de Fevereiro e vão custar cerca de 350 dólares nos Estados Unidos (€306).

Mais informação aqui.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.