[weglot_switcher]

Estímulos económicos e palavras de Trump impulsionam Wall Street

Nos EUA, Donald Trump revelou que não existe qualquer perigo de recessão para a economia norte-americana, o que está a ter um impacto positivo nos índices bolsistas
  • A trader wears glasses that say “2017” ahead of the new year on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) in Manhattan, New York City, U.S., December 30, 2016. REUTERS/Stephen Yang
19 Agosto 2019, 14h59

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque iniciaram a primeira sessão da semana com ganhos, impulsionados por estímulos económicos de diversos governos. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou estar preocupado com uma possível desestabilização da economia norte-americana.

Esta segunda-feira, no início da sessão, o S&P 500 subia 1,23%, para 2.924,13 pontos; o tecnológico Nasdaq ganhava 1,48%, para 7.717,01 pontos; e o industrial Dow Jones avançava 0,90% para 26.119,55 pontos.

As medidas para estimular a economia anunciadas pela Alemanha e pela China estão a impulsionar o sentimento do mercado. Depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter anunciado estímulos de 50 mil milhões de euros, o banco central chinês introduziu um plano para alterar a taxa de juro diretora para um sistema que tenha mais em consideração as dinâmicas do mercado.

O banco central chinês anunciou ainda a possibilidade de vir baixar as taxas de juro aplicadas aos empréstimos das empresas.

Nos EUA, Donald Trump revelou que não existe qualquer perigo de recessão para a economia norte-americana, o que está a ter um impacto positivo nos índices bolsistas. O presidente norte-americano deu ainda uma trégua de 90 dias à tecnológica chinesa Huawei.

“Não creio que tenhamos uma recessão”, disse Donald Trump, no domingo. O presidente norte-americano insistiu que a guerra comercial com a China “não está a causar danos” aos EUA.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo está a subir. Em Londres, o barril de Brent avança 1,48%, para 59,51 dólares. Nos EUA, o West Texas Intermediate sobe 1,82%, para 55,87 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.