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Estudo da DHL revela que 53% das PME investiriam apenas 1% a 3% do orçamento em sustentabilidade

Apesar da compreensão generalizada sobre a importância da questão, a maioria das PME está relutante em afetar orçamento a iniciativas sustentáveis. A maioria só está disposta a investir 1% a 3% do seu orçamento operacional; cerca de 9% poderão investir mais de 5%; enquanto 16% não vão investir nada.
9 Dezembro 2024, 19h08

A DHL Express lançou o eBook dedicado às PME: “A sustentabilidade é importante: inquérito global da DHL Express aos pequenos negócios”.

Segundo as conclusões do inquérito, 53% das PME investiriam apenas 1% a 3% do orçamento operacional em práticas de sustentabilidade.

Apesar da compreensão generalizada sobre a importância da questão, a maioria das PME está relutante em afetar orçamento a iniciativas sustentáveis. A maioria (53%) só está disposta a investir 1% a 3% do seu orçamento operacional; cerca de 9% poderão investir mais de 5%; enquanto 16% não vão investir nada.

A sustentabilidade tornou-se um requisito estratégico para as Pequenas e Médias Empresas (PME), influenciando significativamente o seu valor e credibilidade a longo prazo.

O eBook lançado pela DHL Express revela o impacto que a sustentabilidade está a ter nas PME e a crescente prioridade dada às operações nas cadeias de abastecimento.

Para compreender melhor as suas abordagens, a DHL Express realizou um inquérito aprofundado, que contou com a participação de 5.000 responsáveis de Pequenas e Médias Empresas, em 11 mercados e nove setores. Foram recolhidas informações relevantes, que vão permitir às PME evoluir e aproveitar novas oportunidades.

Pelo menos dois terços das PME afirmam que a sustentabilidade é “muito importante” ou “extremamente importante”.

Quando questionadas sobre os desafios que enfrentam para atingir os seus objetivos de sustentabilidade, a principal preocupação para a maioria das PME, em todos os mercados, é garantir a adesão interna e dos clientes. Este facto é particularmente predominante na Alemanha,
onde 74% das PME reconhecem este desafio.

A sustentabilidade é uma prioridade máxima para as PME e uma necessidade para impulsionar o crescimento, atrair clientes e garantir investimentos a longo prazo, defende a DHL que admite que conseguir a adesão interna e dos clientes continua a ser um dos grandes desafios.

Michiel Greeven, Executive Vice President Global Commercial da DHL Express, diz que “a sustentabilidade está atualmente na vanguarda das agendas de muitas empresas. Mas o desafio de desenvolver e implementar uma estratégia de sustentabilidade pode muitas vezes parecer esmagador – com muitos dos participantes a sublinharem não saber por onde começar a viagem”.

“Ao estabelecerem uma parceria com um líder de logística de confiança como a DHL Express, reconhecida pelo portfólio dedicado a soluções de transporte com baixas emissões, as PME podem posicionar-se para serem competitivas e assegurar o crescimento a longo prazo”, afirma.

O estudo diz que, apesar de apenas 23% dos clientes estarem dispostos a pagar mais por um transporte sustentável, a confiança é notavelmente mais elevada entre as PME na Índia e na China, onde 51% e 47%, respetivamente, acreditam que os seus clientes estariam dispostos a fazê-lo.

 

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