Estudo da GfK diz que ‘propensão para comprar em Portugal’ está abaixo da média europeia

Neste parâmetro, o consumidor que apresenta mais predisposição para comprar é o alemão, enquanto o consumidor espanhol é o que tem menos vontade de adquirir produtos/serviços.

De acordo com o estudo da GfK, a ‘Propensão Para Comprar em Portugal’ foi o único indicador abaixo da média europeia com nove pontos, menos dois no último mês do ano face a setembro. Neste parâmetro, o consumidor que apresenta mais predisposição para comprar é o alemão, enquanto o consumidor espanhol é o que tem menos vontade de adquirir produtos/serviços.

O estudo “Clima de Consumo na Europa” da GfK revela ainda que o clima de consumo na Europa revelou-se bastante otimista no último mês de 2019, em comparação com setembro do mesmo ano.

Conforme mostra o novo estudo “Clima de Consumo na Europa” da GfK, os consumidores portugueses mantêm-se otimistas, apesar da ligeira quebra nas expetativas económicas, com uma descida de dois pontos em dezembro face a setembro de 2019.

O comunicado do estudo enviado pela GfK Portugal realça que a média europeia regista menos sete pontos face a esse período, sendo que Portugal está posicionado bem acima deste valor, com onze pontos.

Os países que apresentam o clima de consumo mais favorável são a Polónia com 27 pontos e a Grécia, apenas com a descida de um ponto, face a setembro de 2019. Já Espanha, é o país que apresenta uma perspetiva mais negativa, com menos dez pontos do que em setembro, revelam as conclusões do estudo.

Já no que toca às expetativas salariais, estas continuaram a registar, em média, aumentos por toda a Europa, mostrando-se particularmente positivas.

Os consumidores na Áustria, República Checa, Alemanha e Grécia foram os mais otimistas relativamente aos aumentos dos seus rendimentos, e este indicador registou um aumento significativo em Portugal, colocando-o bem acima da média europeia, diz a GfK. Já França é um dos países cujas expetativas de aumentos salariais diminuiu oito pontos em dezembro, em comparação com o mês de setembro.

 

Ler mais
Recomendadas

Trânsito condicionado na Baixa de Lisboa amanhã

Em causa está um desfile de Carnaval. A Câmara Municipal de Lisboa diz que terá implicações em diversas artérias da freguesia de Santa Maria Maior.

Dicas para uma utilização segura do MB Way

Alertamos para as cobranças bancárias pelo uso do MBWAY: Informe-se junto do seu banco sobre a possível cobrança de uma comissão ou valor pela utilização desta app. Cada vez mais os bancos disponibilizam as suas próprias aplicações, procurando com esta estratégia combater o MBWAY.

Contribuintes podem comunicar agregado familiar e atualizar dados até dia 21

Em informação enviada à Lusa, o Ministério das Finanças explicou que “o prazo legalmente previsto termina no dia 15 [sábado]. No entanto, os dados que forem comunicados por essa via até ao final do próximo dia 21 de fevereiro ainda serão considerados pela AT”.
Comentários