[weglot_switcher]

Estudo indica que só 18% das empresas portuguesas cumpre prazos de pagamento

“Dois terços das empresas pagam com atrasos até 30 dias e há 5,5% de empresas com atrasos superiores a 90 dias. O atraso nos pagamentos é uma situação transversal a todos os setores e a todas as regiões em Portugal”, destacou o estudo da Informa D&B.
5 Julho 2024, 16h03

São apenas 18,1% as empresas que pagam aos seus fornecedores dentro dos prazos acordados, revelou um estudo da Informa D&B.

“Dois terços das empresas pagam com atrasos até 30 dias e há 5,5% de empresas com atrasos superiores a 90 dias. O atraso nos pagamentos é uma situação transversal a todos os setores e a todas as regiões em Portugal”, destacou.

Segundo a Informa D&B, “o montante agregado por pagar aos fornecedores atinge cerca de 68,2 mil milhões de euros. Os atrasos nos pagamentos podem gerar graves constrangimentos na liquidez das empresas credoras, sobretudo nas de menor dimensão, afetando a sua disponibilidade para fazer frente aos compromissos já assumidos ou a investimentos”

Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, frisou que “o comportamento de pagamento das empresas em Portugal terá necessariamente de melhorar e tem, infelizmente, uma enorme margem para o fazer. O cumprimento dos prazos acordados com os fornecedores é um dos fatores considerados nas práticas ESG das empresas”.

“Ora estas práticas terão um peso cada vez maior na avaliação das empresas, com consequências na sua reputação, no acesso a parcerias com outras empresas ou a financiamento e, portanto, na sua capacidade de crescimento”, sublinhou ainda a responsável da Informa D&B.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.