Um outra moeda digital, além da bitcoin, está a chamar a atenção dos investidores pelo mundo inteiro: a ethereum. Segundo Olaf Carlson-Wee, CEO do ‘hedge fund’ Polychain Capital, o valor da Ethereum poderá ultrapassar o da Bitcoin no final de 2018. “Temos visto que esta moeda digital tem um desenvolvimento orgânico muito rápido, tornando-se mais agressiva do que a bitcoin, o que está a levar ao aumento do seu valor”, disse Carlson-Wee, numa entrevista à televisão da agência Bloomberg.
A ethereum (uma plataforma de software aberta composta por uma moeda chamada ether) poderá trazer más lembranças aos investidores depois de um ataque de ‘hackers’ a esta moeda digital, realizado no ano passado. Apesar da eventual vulnerabilidade, os especialistas dizem que as industrias das finanças e da saúde estão cada vez mais interessadas na moeda.
Atualmente, a bitcoin domina um pouco menos de metade do mercado das moedas digitais – há três meses controlava 90%, de acordo com o site coinmarketcap.com. Entretanto, a ethereum quadriplicou o seu valor, representando cerca de 25% do mercado. As moedas auger, golem, zcash e monero são outras divisas digitais em ascensão no mercado.
A bitcoin mais do que duplicou o seu preço nos últimos meses, mas a sua performance fica bastante aquém da Ethereum, que disparou mais de 2300% desde o início do ano. No dia 1 de janeiro de 2017, a Bitcoin negociava nos 1003,35 dólares. Já a Ethereum aumentou dos 8,24 dólares para os 229 dólares desde janeiro até ao dia 1 de junho, segundo dados do Coinmarketcap.com – site que fornece todas as cotações das moedas virtuais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com