[weglot_switcher]

EUA: Congresso reúne-se este fim de semana para aprovar novo pacote de apoio às famílias e empresas

Caso o resgate de 900 mil milhões de dólares seja aprovado, estará incluído um subsídio mensal de 600 dólares (cerca de 489,5 euros) para maioria dos norte-americanos e um subsídio de desemprego de 300 dólares semanais (cerca de 244,75 euros).
  • Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi
19 Dezembro 2020, 10h24

Os legisladores democratas e republicanos vão estar reunidos durante o fim de semana para chegar a um consenso sobre o valor do pacote de apoio às famílias e às empresas afetadas pela Covid-19 nos EUA. De acordo com a notícia avançada pela “Reuters”, este sábado, em cima da mesa está um cheque de cerca de 900 mil milhões de dólares (cerca de 734,24 mil milhões de euros).

Caso seja aprovado, este seria o maior pacote de ajuda aos lesados norte-americanos desde esta primavera, altura em que o Congresso aprovou mais de quatro biliões de dólares (cerca de 3,26 biliões de euros) em apoios num país onde a pandemia já matou 311.000 americanos e deixou milhões sem trabalho.

Os números semanais do desemprego nos EUA voltaram a subir esta semana, tendo-se verificado 885 mil novos pedidos de apoio a uma situação de perda do posto de trabalho, reportou esta quinta-feira o Departamento do Trabalho norte-americano.

Os republicanos continuam a pressão sobre a Reserva Federal para conter os programas de empréstimos para a PME e emissores de títulos municipais que visavam aliviar os prejuízos provocados pela pandemia.

Os partidos também discordam sobre quanto dar aos locais de artes forçados a encerrar devido às restrições contra a propagação do vírus e quanto deste pacote de emergência deve ir para os governos locais para financiar as cadeiras de fornecimento de equipamentos de proteção individual para escolas.

A agência informa ainda que este novo apoio financeiro deverá incluir subsídios de 600 dólares (cerca de 489,5 euros) para a maioria dos norte-americanos, um subsídio de desemprego de 300 dólares semanais (cerca de 244,75 euros), ajuda aos estados para facilitar a distribuição da vacinas contra o coronavírus e mais assistência para pequenas empresas.

“Os líderes estão a trabalhar 24 horas por dia”, explicitou o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, na sexta-feira, durante a manhã, considerando que estava otimista em relação à remoção dos obstáculos que ainda dificultam o processo.

O acordo “está muito próximo”, acrescentou McConnel, que apenas esta semana reconheceu o democrata Joe Biden como Presidente eleito, depois da confirmação do Colégio Eleitoral.

“O Senado ficará aqui até que se chegue a um acordo”, prosseguiu, dando a entender que as negociações, provavelmente, vão prosseguir e que este prolongamento aprovado pela Câmara dos Representantes foi bem-vindo.

Contudo, se tal não acontecer, as negociações ficam num impasse e o ‘shutdown’ é o cenário mais provável, engrossando a densidade da crise no país e retardando a recuperação económica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.