EUA: Pedidos de subsídio de desemprego ficaram abaixo de um milhão

É o número de pedidos semanais de apoio federal ao desemprego mais baixo desde o início da pandemia. Ainda assim, e apesar dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, vários especialistas pedem contenção na análise, especialmente numa altura em que o subsídio foi cortado para um terço.

Estados Unidos | Getty Images

O número de pedidos de apoio ao desemprego nos Estados Unidos durante a semana que terminou a 8 de agosto foi de 963 mil, reportou o Departamento Americano do Trabalho. Este número constitui o valor semanal mais baixo desde o início da pandemia e fica abaixo da expectativa dos analistas de 1,1 milhões de pedidos.

Apesar de enviar sinais moderados de recuperação no mercado laboral, o número afigura-se preocupante por continuar a situar-se acima dos 700 mil pedidos semanais médios pré-pandemia, bem como pelo expirar dos benefícios federais de 600 dólares (507 euros). O corte no valor deste apoio poderá constituir uma nova ameaça à maior economia do mundo se significar um decréscimo do consumo interno.

Também o número de beneficiários ainda a receber estes apoios diminuiu e ficou abaixo das previsões. Havia, no final da semana terminada a 1 de agosto, 15,49 milhões de cidadãos a receber subsídios federais de auxílio ao desemprego, um número ligeiramente abaixo dos 15,9 antecipados pelos analistas.

Recomendadas

Ordem dos Engenheiros repudia declarações de Abel Mateus

Instituição liderada por Mineiro Aires defende António Costa Silva e o papel dos engenheiros no desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Segurança Social regista défice de 86 milhões de euros em agosto

O saldo da Segurança Social caiu 95,8% em agosto face ao mesmo mês do ano passado, registando um défice de 85,9 milhões de euros, segundo a execução orçamental publicada esta sexta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
joão_leão_tomada_posse_1

Pagamentos em atraso do Estado diminuem 271 milhões de euros em agosto

Os pagamentos em atraso ascenderam a 558,8 milhões de euros até agosto, uma descida de 271,5 milhões de euros relativamente ao período homólogo e de 74,4 milhões de euros face ao mês anterior.
Comentários