[weglot_switcher]

EUA: Pedidos de subsídio de desemprego ficaram abaixo de um milhão

É o número de pedidos semanais de apoio federal ao desemprego mais baixo desde o início da pandemia. Ainda assim, e apesar dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, vários especialistas pedem contenção na análise, especialmente numa altura em que o subsídio foi cortado para um terço.
  • Estados Unidos
13 Agosto 2020, 19h02

O número de pedidos de apoio ao desemprego nos Estados Unidos durante a semana que terminou a 8 de agosto foi de 963 mil, reportou o Departamento Americano do Trabalho. Este número constitui o valor semanal mais baixo desde o início da pandemia e fica abaixo da expectativa dos analistas de 1,1 milhões de pedidos.

Apesar de enviar sinais moderados de recuperação no mercado laboral, o número afigura-se preocupante por continuar a situar-se acima dos 700 mil pedidos semanais médios pré-pandemia, bem como pelo expirar dos benefícios federais de 600 dólares (507 euros). O corte no valor deste apoio poderá constituir uma nova ameaça à maior economia do mundo se significar um decréscimo do consumo interno.

Também o número de beneficiários ainda a receber estes apoios diminuiu e ficou abaixo das previsões. Havia, no final da semana terminada a 1 de agosto, 15,49 milhões de cidadãos a receber subsídios federais de auxílio ao desemprego, um número ligeiramente abaixo dos 15,9 antecipados pelos analistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.