[weglot_switcher]

EUA preparam licença à Chevron para manutenção mínima na Venezuela

A administração Trump vai permitir à petrolífera norte-americana instalada na Venezuela – país alvo de diversas sanções – que proceda a manutenções essenciais para manter-se ativa.
Chevron (43.35 mil milhões)
24 Maio 2025, 11h54

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a preparar a emissão de uma licença para a Chevron, permitindo que a empresa realize manutenção mínima de operações essenciais na Venezuela, informou a Bloomberg News esta sexta-feira. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos planeia conceder a isenção permitindo que a Chevron realize apenas funções críticas relacionadas com a manutenção e segurança na Venezuela, avança um relatório citado pela agência.

A licença da empresa norte-americana para fazer negócios no país sul-americano deve expirar na próxima semana, mas a maioria dos parceiros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA solicitou extensões. Qualquer extensão precisa de ser aprovada pelo Tesouro dos EUA e pelos Departamentos de Estado. O Departamento de Estado fornece orientação ao Tesouro para este decidir sobre quaisquer mudanças nos regimes de sanções.

A Venezuela tem algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, mas a sua produção de petróleo permanece uma fração do que era há uma década, com falta de investimento, má gestão da PDVSA e as sanções norte-americanas à indústria de energia da Venezuela desde 2019.

As licenças à Chevron e outras empresas estrangeiras apoiaram uma ligeira recuperação na produção e exportação de petróleo de Venezuela desde 2023.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.