A Casa Branca deverá anunciar esta quarta-feira, 15 de junho, mil milhões de dólares (965 milhões de euros) em armas para a Ucrânia, incluindo sistemas de mísseis anti-navios, foguetes de artilharia e munições, segundo fontes citadas pela “Reuters”.
Os pacotes de ajuda militar, que chegam quando o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, reúne com aliados em Bruxelas, podem ser divididos em duas categorias: transferência de artigos de defesa em excesso de stock dos EUA e outras armas financiadas pela Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI — sigla em inglês), um programa autorizado pelo Congresso norte-americano.
Três fontes citadas pela “Reuters” disseram que Biden deve anunciar mais de 350 milhões de dólares (336,9 milhões de euros) em transferências de armas, incluindo mais misseis para a Multiple Launch Rocket Systems (MLRS) que foram enviados para a Ucrânia, artilharia e peças de reposição.
Um segundo pacote, estimado em mais de 650 milhões de dólares (625,7 milhões de euros, financiado pela USAI, inclui recursos de lançadores de mísseis anti-navios ‘Harpoon’ baseados em terra, rádios, sistemas de visão noturna e treino.
A Ucrânia tem vindo a pressionar os EUA e outras nações ocidentais para enviarem com a máxima urgência armas, perante o aumento da pressão das forças russas na região leste de Donbass.
Em maio, o governo de Joe Biden anunciou um plano para fornecer sistemas de mísseis de artilharia de alta mobilidade M142 à Ucrânia após receber garantias de Kiev de que não os utilizaria para atingir alvos em território russo. Biden impôs a condição para tentar evitar a escalada da guerra na Ucrânia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com