[weglot_switcher]

EUA: Secretária do Tesouro afasta preocupações com subida de inflação motivada por pacote de apoios

A secretária do Tesouro norte-americano procurou afastar as preocupações dos mercados com a subida da inflação, que tem gerado taxas de juro mais elevadas, como os máximos verificados no arranque da sessão de segunda-feira em Nova Iorque, e espera o regresso ao pleno emprego no próximo ano.
  • Reuters
8 Março 2021, 17h17

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, procurou esta segunda-feira acalmar as preocupações com um possível aumento da inflação causado pela magnitude do apoio aprovado durante o fim-de-semana pelo Senado, que deverá representar 1,9 biliões de dólares (1,6 biliões de euros).

“Não creio que isso se vá verificar”, sublinhou, em entrevista à MSNBC, a antiga presidente da Reserva Federal e a mulher apontada por Joe Biden para liderar o Tesouro norte-americano. Esta garantiu ainda que, caso se verifique uma pressão inflacionária, “existem ferramentas para lidar com isso”.

Por outro lado, Yellen defendeu que a inflação na maior economia do mundo antes da chegada da Covid-19 era demasiado baixa, pelo que existe mais margem para um aumento de preços do que é geralmente considerado.

As afirmações da nova secretária do Tesouro dos EUA surgem numa altura em que existe alguma preocupação nos mercados com um possível aumento da inflação, dada a retoma mais rápida e forte do que antecipado inicialmente, que têm já levado a uma subida das taxas de juro, com os investidores a exigirem um retorno mais elevado nos seus investimentos. Wall Street abriu a sessão de segunda-feira com os juros nos títulos a 10 anos em máximos de um ano.

Yellen antecipou ainda um retorno ao pleno emprego no próximo ano, processo para o qual, argumenta, será chave o plano de recuperação agora aprovado, que confere aos americanos “o alívio que tanto necessitam”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.