[weglot_switcher]

EUA: Vendas a retalho sobem 0,4% e superam expetativas em setembro

Os retalhistas registaram um aumento das vendas em setembro, que foi mais acentuado se o mercado automóvel não entrar nas contas. Em simultâneo, o total de pedidos de subsídio de desemprego recuou mais do que o esperado.
6 – Nova Iorque, Estados Unidos
17 Outubro 2024, 14h43

Os gastos com consumo nos Estados Unidos mostraram resiliência daquela economia, com as vendas a retalho a subirem 0,4% em setembro (acima da estimativa de 0,3% do Dow Jones), face ao mês anterior.

Excluído o mercado automóvel, a subida alcançou 0,5% (previa-se apenas 0,1%), de acordo com os dados ajustados aos fatores sazonais. As contas, divulgadas nesta quinta-feira, não levam em consideração a inflação, na qual se registou um incremento de 0,2% no mesmo período.

Os pedidos iniciais de subsídio de desemprego caíram 19 mil em setembro, para os 241 mil, em termos ajustados sazonalmente (estimativas apontavam para 260 mil). Os números surgiram após os furacões Helene e Milton deixarem marca na região sudeste do país, tendo resultado em prejuízos que ascendem a milhares de milhões de dólares.

Os dados correspondem às semanas seguintes ao corte de 50 pontos base nos juros da Fed, anunciado no passado dia 18 de setembro. De referir, neste âmbito, que a próxima reunião daquele banco central está agendada para o dia 7 de novembro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.