António Calçada de Sá, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, fez a abertura da conferência EurAfrican Forum 2025, que decorre na Nova SBE em Carcavelos esta sexta e sábado (e conta com o JE e a Forbes África Lusófona como media partners), enfatizando a “importância vital de África para o presente e para o futuro”.
“Queremos inspirar o diálogo entre os dois continentes. O mundo enfrenta um cenário complexo de crises políticas, económicas e sociais e esta é uma excelente oportunidade para discutir todos estes cenários”, começou por referir este responsável.
O EurAfrican Forum, organizado pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, é uma plataforma orientada para a ação que procura reforçar a colaboração entre a Europa e a África, melhorando o crescimento verde e inclusivo, revelando oportunidades inovadoras de negócio e de investimento de impacto social, bem como gerando mais sinergias entre ambos os modelos de inovação.
Constituído por pioneiros, líderes de opinião, sonhadores e inovadores que estão a moldar a África de hoje, o fórum reúne a “Rede da Comunidade Euro-Africana”. Em 2025, celebramos a oitava edição do evento, sob o tema “Transformar o Amanhã: Estreitar Parcerias Globais para Cumprir a Agenda 2063”.
O presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa deixou o repto: “Queremos passar das palavras aos compromissos e dos compromissos aos atos. Podemos desbloquear o potencial de África, desenvolver as políticas do progresso, abordar esta fantástica plataforma de colaboração”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com