EurAfrican Forum à procura do mundo pós-Covid

A organização, de que Marcelo Rebelo de Sousa é presidente honorário, realiza o seu primeiro forum digital. O Presidente da República receberá, digitalmente, o seu homólogo do Gana, Nana Akufo-Addo.

Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa

À medida que comunidades ao redor do mundo vão emergindo do confinamento imposto pela pandemia, “governos, empresas e grupos sociais estão a rever os seus planos e expectativas para o mundo pós-Covid-19”, refere o EurAfrican Forum, que reúne esta quinta-feira à tarde, pela primeira vez em formato digital.

Em ‘África e Europa num mundo pós Covid-19: à procura de pontos comuns’, o EurAfrican Forum e a Boston Consulting Group “examinam a relação forte e crescente entre África e Europa, e como as mudanças e desafios apresentados pelo Covid-19 oferecem novas oportunidades de parceria para uma prosperidade partilhada entre as regiões”.

As parcerias políticas, as ligações económicas e os laços educacionais e culturais entre África e Europa têm vindo a crescer, “refletindo as necessidades complementares da região e os desafios comuns. África apresenta oportunidades dinâmicas e potencial inexplorado para a Europa, bem como para ela própria, enquanto os mercados de exportação da Europa e as capacidades institucionais são cada vez mais valiosos para África”.

“No mundo pós-Covid-19, África e Europa podem reforçar ainda mais os seus fortes laços económicos, financeiros, políticos e culturais de forma a captar novas oportunidades e enfrentar desafios comuns juntos. É altura de levar esta relação a um novo nível com base numa parceria igual para uma prosperidade partilhada. As duas regiões têm muito a oferecer uma à outra e muitos benefícios a retirar”, refere a organização em comunicado.

O EurAfrican Forum é uma plataforma independente que reúne interessados na construção de um diálogo positivo entre a África e a Europa, incluindo empresários, activistas, investigadores e decisores políticos. O tema para a edição de 2020 é ‘A procura de pontos comuns num mundo pós-Covid”.

O presidente Honorário do EurAfrican Forum e Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dará as boas-vindas, no fórum online, ao Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, durante um painel presidencial dedicado a discutir os principais desafios e oportunidades entre os dois continentes.

Ler mais
Recomendadas

Cabo Verde entre os países africanos com maior taxa de incidência da pandemia

“Os países com a maior incidência por mil habitantes são Cabo Verde, Líbia, Marrocos, Namíbia, Botsuana, África do Sul e Tunísia”, apontou John Nkengasong, diretor do África CDC.

Grupo Pestana reabre hotel em São Tomé e Príncipe

Considerado no início deste ano pela CNN como um dos 20 locais a visitar em 2020, o hotel  de cinco estrelas localizado na ilha de São Tomé conta com 115 quartos, e fica localizado na baía de Ana Chaves.

BAD vai envolver-se mais nas políticas públicas dos estados africanos

“Deixem-me garantir que o banco vai desempenhar um papel maior nos diálogos de políticas públicas com os países, vamos apoiar a gestão sustentável da dívida pública, aumentar o crescimento ‘verde’ e acelerar a promoção de empregos para os jovens no continente”, disse Akinwumi Adesina.
Comentários