[weglot_switcher]

Eurodeputados vão receber a líder da oposição bielorrussa

A líder da oposição, Sviatlana Tsikhanouskaya, estará esta segunda-feira com a Comissão dos Negócios Estrangeiros do parlamento europeu.
  • Protestos na Bielorrússia após eleição de Lukashenko para o sexto mandato consecutivo
20 Setembro 2020, 18h09

Os eurodeputados da Comissão dos Negócios Estrangeiros vão discutir os acontecimentos na Bielorrússia com a líder da oposição Sviatlana Tsikhanouskaya nestaa segunda-feira, 21 de setembro. Membros do Comitê de Relações Exteriores receberão Sviatlana Tsikhanouskaya e outros membros da oposição democrática bielorrussa, Volha Kavalkova e Pavel Latushka, para um debate sobre os últimos desenvolvimentos políticos e o levantamento popular na Bielorrússia.

Tsikhanouskaya, que estará presente pessoalmente, deverá dirigir-se à comissão e depois trocará impressões com os deputados. A líder bielorrussa também terá uma reunião bilateral com o presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli.

No mesmo dia, os eurodeputados da Comissão dos Assuntos Externos vão votar novas recomendações sobre a forma como a União deve reavaliar as suas relações com a Bielorrússia, em particular no que diz respeito aos desenvolvimentos mais recentes. O resultado da votação será anunciado na terça-feira, dia 22 de setembro.

A Bielorrússia está no meio a uma crise política após acusações de fraude eleitoral nas eleições presidenciais realizadas em 9 de agosto, que o líder autoritário Alexander Lukashenko afirmou ter vencido por vasta maioria, desencadeando protestos populares massivos e greves gerais.

Desde então, as autoridades bielorrussas têm reprimido duramente os manifestantes que pedem a renúncia de Lukashenko, com muitos relatórios e casos documentados de tortura e maus-tratos de detidos e manifestantes.

O Parlamento Europeu adoptou uma resolução sobre a situação na Bielorrússia a 17 de Setembro, na qual os eurodeputados apelaram à realização de novas eleições e a novas sanções contra Alexander Lukashenko e o seu regime, salientando que Tsikhanouskaya, que era a principal candidata democrática nas eleições, é considerada por muitos bielorrussos como a verdadeira vencedora da votação e a verdadeiro presidente eleita do país.

A reunião desta segunda-feira será organizada em conjunto com a Subcomissão dos Direitos do Homem e a Delegação para as Relações com a Bielorrússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.