[weglot_switcher]

Euronext Lisbon vai lançar investimentos em obrigações soberanas com retornos a curto prazo

Os ‘repos’ são empréstimos de um valor a curto prazo (por norma não superior a uma semana), que permitem comprar obrigações dos países. Vão passar a estar disponíveis na bolsa de Lisboa e o grupo garante “baixo risco e alta liquidez”.
8 Julho 2025, 07h45

O Grupo Euronext lançar mercados repo clearing um pouco por toda a Europa, incluindo em Lisboa. Trata-se de uma ferramenta de investimento que permite obter retornos a curto prazo sobre o valor investido além de ser uma ajuda para os bancos centrais aplicarem as respetivas políticas monetárias, entre outras possibilidades.

Através de um comunicado divulgado esta terça-feira, a Euronext anuncia, para esta semana, o lançamento destes ativos em Portugal, Espanha e Irlanda, sendo que nos planos está o lançamento noutros países europeus. Até à data, o grupo só havia disponibilizado os serviços na bolsa de Milão.

Um repo (palavra inglesa referente a repurchase agreement) consiste num contrato de empréstimo a curto prazo, no qual uma parte vem de um ativo (geralmente títulos de dívida pública) para outra parte, que se compromete a recomprar numa determinada data que, geralmente, não vai além da semana seguinte.

Yama Darriet, líder de OTC e Repo Expansion Initiative do Grupo Euronext, esclarece que “os repos são vistos como uma ferramenta de baixo risco e alta liquidez”, ao mesmo tempo que “podem oferecer uma maneira segura de emprestar dinheiro aos bancos e outros intermediários”, salienta.

Ao mesmo tempo, os bancos centrais são um player importante neste âmbito e “usam os Repos para executar as políticas monetárias”, em situações de tranquilidade e de crise.

Assim sendo, os repos funcionam como “um facilitador fundamental da eficiência e liquidez do mercado”, acrescenta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.