[weglot_switcher]

Euronext vai promover cotadas portuguesas juntos de 40 investidores

O “Portugal Capital Markets Day”, uma iniciativa da Euronext Lisboa e da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado para promover as empresas cotadas na bolsa portuguesa.
Cristina Bernardo
20 Junho 2024, 07h30

A Euronext Lisboa vai promover encontros entre 40 investidores institucionais e especializados, 19 dos quais estrangeiros, e 20 empresas cotadas na bolsa portuguesa.

Estes encontros decorrerão a 27 de junho e integrarão o “Portugal Capital Markets Day”, uma iniciativa da Euronext Lisboa e da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado para promover as empresas cotadas na bolsa portuguesa.

A presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha, explica esta iniciativa com a necessidade de informar os investidores internacionais sobre as empresas e o mercado de capitais português, assim como quanto à evolução da economia nacional.

“A economia portuguesa estar a viver um momento positivo e há um conjunto de condições que merecem ser conhecidos”, afirmou.

Estão agendadas 100 reuniões, presenciais e individuais. Os investidores participantes representam fundos de pensões, sociedades gestoras e bancos de investimento de Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Índia e Inglaterra, além de Portugal.

“Os investidores estão interessados em alguns sectores de ponta da nossa economia, mas estão igualmente interessados em perceber a atividade, estratégia e os planos de algumas empresas de menor dimensão”, afirmou Abel Sequeira Ferreira, diretor-executivo da AEM.

As 20 empresas em causa são associadas da AEM, integram o PSI, o principal índice da bolsa portuguesa, e o PSI Geral.

Além destas, participarão outras empresas, que não estão cotadas, que poderão realizar encontros informais com investidores.

Ainda no primeiro dia, terá lugar um jantar formal com os participantes, que contará com uma intervenção do ministro da Economia, Pedro Reis.

No segundo dos dois dias do “Portugal Capital Markets Day” realizar-se-á uma conferência internacional, sob o título “Invest in Portugal – Insights into na Economy in Transformation”, com o objetivo de “salientar oportunidades e tendências de investimento na economia nacional e nas empresas portuguesas”.

Será também apresentado o estudo “Structural Trends Shaping Portugal’s Economy and Growth” (Tendências Estruturais Que Moldam a Economia e o Crescimento em Portugal), que esteve a ser desenvolvido no último ano pela Universidade Católica Portuguesa.

A conferência contará com a intervenção do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

A gravação a conferência e os documentos apresentados serão distribuídos, posteriormente, por investidores internacionais e meios de comunicação especializados.

O “Portugal Capital Markets Day” é patrocinado pela AON e, também, pela sociedade de advogados VdA e o banco de investimento JP Morgan.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.