[weglot_switcher]

Europa comemora a Semana Verde. Sugestões para diminuir a pegada ecológica (Parte I)

O mote de 2019 é o impacto da legislação ambiental da UE na vida dos cidadãos, que procura melhorar a qualidade da água e do ar, proteger a natureza e promover a reciclagem. Mas, para fazer realmente a diferença, a legislação precisa de ser aplicada no quotidiano dos cidadãos.
  • Estabeleça “metas verdes” para 2019
20 Maio 2019, 08h21

Seja um consumidor mais sustentável e diminua a sua pegada ecológica. O planeta agradece e os seus gastos também!

Há quase 20 anos que a Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia organiza, durante o mês de Maio, a Semana Verde. Este é o maior momento para se discutir a política ambiental da EU, pois promove a informação e fomenta o debate entre os participantes ao nível europeu, nacional e local, por forma a gerar contributos para a elaboração e implementação de políticas.

O mote de 2019 é o impacto da legislação ambiental da UE na vida dos cidadãos, que procura melhorar a qualidade da água e do ar, proteger a natureza e promover a reciclagem. Mas, para fazer realmente a diferença, a legislação precisa de ser aplicada no quotidiano dos cidadãos.

Produtos que usamos regularmente, como os detergentes normais de limpeza (líquidos, em pó, em pastilhas, para roupa e loiça, e lava-tudo), têm um papel muito importante nos comportamentos, mais ou menos sustentáveis, das famílias. Na verdade, a maioria dos detergentes contém substâncias nocivas que podem prejudicar o ambiente e a saúde. Estes ingredientes não são retidas pelos sistemas de tratamento das águas, poluem rios e acabam nos nossos pratos e copos.

Como agir de modo a diminuir a nossa pegada ecológica?

Escolhendo os produtos que apresentam o Rótulo Ecológico Europeu, reconhecido como a certificação mais amiga do ambiente e que celebra já 25 anos.

Apontamos cinco razões principais para escolher produtos com este rótulo:

Poupar energia (e dinheiro) – Os testes certificam que os detergentes com Rótulo Ecológico Europeu são eficientes a baixas temperaturas, permitindo poupar energia e dinheiro. Exemplificamos com os detergentes da roupa concentrados que lavam a 30ºC com a máxima eficiência e o consumidor apenas precisa de colocar na máquina uma pequena porção.

Apoiamos e defendemos os direitos dos consumidores madeirenses. Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço; Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 035 Caniço; deco.madeira@deco.pt

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/especies-florestais/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”664″ slug=”especies-florestais” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/especies-florestais/thumbnail?version=1530195760090&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.