[weglot_switcher]

Europa enfrenta subida de preços de gás e eletricidade. Inverno pode ser “muito rigoroso” com aumento de preços

“O problema ainda não começou”, apontou Julien Hoarau, diretor da EnergyScan, uma unidade de análise da francesa Engie, à “Bloomberg”, acrescentando que “a Europa enfrentará um inverno muito rigoroso”.
6 Setembro 2021, 16h41

A Europa está a enfrentar uma subida dos preços, com os custos do gás natural e da eletricidade a elevarem-se para níveis recordes. De acordo com a “Bloomberg”, a crise no fornecimento de gás está a aumentar os preços de produção de energia do Reino Unido para a Alemanha em setembro, um momento em que as empresas reabrem e os trabalhadores regressam das férias, aumentando a procura pela energia.

Os preços elevados vão alimentando a inflação e ameaçam paralisar a recuperação económica do pós-Covid, uma vez que as grandes indústrias consumidoras de energia, como as dos fertilizantes e aço, podem precisar de reduzir a produção, analisa a publicação.

Com a procura e os preços a aumentarem ainda no verão, quando a procura é geralmente mais reduzida, estima-se que o cenário seja quase incomportável para o inverno, onde os preços são mais elevados devido aos equipamentos ligados para combater o frio. Após as férias, os serviços já começaram a subir os preços para os consumidores, ao mesmo tempo em que os alimentos e os transportes também aumentam os preços.

“O problema ainda não começou”, apontou Julien Hoarau, diretor da EnergyScan, uma unidade de análise da francesa Engie, à “Bloomberg”, acrescentando que “a Europa enfrentará um inverno muito rigoroso”.

A publicação adianta que os futuros de referência do gás europeus negociados nos Países Baixos atingiram um novo recorde esta segunda-feira, a par dos preços no Reino Unido, uma vez que o contrato de abastecimento provém da Alemanha, país que também viu ser atingido um novo recorde.

O clima quente e o vento fraco têm reduzido a produção de energia renovável e aumentado o uso de combustíveis fósseis, elevando o preço do carvão em mais de 70% na Europa desde que 2021 começou. Atualmente, a Europa está a enfrentar uma crise de gás depois do último inverno rigoroso, que levou à quebra de stock nos locais de armazenamento. Os stocks estão atualmente no nível mais baixo da década, e o desvio de energia da Rússia para a Ásia não tem ajudado o armazenamento na Europa.

O diretor da EnergyScan admitiu à “Bloomberg” não ficar surpreendido se os preços da energia atingissem os três dígitos no inverno, caso se fizesse sentir um evento climático semelhante ao do ano passado, que levou grande parte da Europa Ocidental a ficar sob temperaturas negativos durante vários dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.