[weglot_switcher]

Eurostat. Custos do trabalho caem na zona euro mas crescem na União Europeia

Os custos do trabalho deslizaram 0,1% na zona euro e cresceram 0,6% na União Europeia.
15 Setembro 2021, 11h25

Os custos do trabalho deslizaram 0,1% na zona euro e cresceram 0,6% na União Europeia (UE) no segundo trimestre de 2021, em termos homólogos, revelou o Eurostat esta quarta-feira.

“Na zona euro, os custos com ordenados e salários por hora trabalhada diminuíram 0,4%, enquanto a componente não salarial aumentou 0,8% no segundo trimestre de 2021, face ao mesmo trimestre do ano anterior”, pode ler-se no relatório do Eurostat.

O gabinete de estatística europeu dá conta que, na zona euro, “os custos com ordenados e salários por hora trabalhada diminuíram 0,4%, enquanto a componente não-salarial aumentou 0,8% no segundo trimestre de 2021, face ao mesmo trimestre do ano anterior”. Os ordenados e os custos não-salariais são os principais critérios para mensurar os custos do trabalho.

Já na UE os custos com ordenados e salários aumentaram 0,2% e a componente não salarial 2%, no segundo trimestre.

Comparando os custos do trabalho em termos homólogos na zona euros, verifica-se um aumento de “1,7% na economia não-comercial e caíram 0,8% na economia empresarial: -1,6% na indústria, -0,9% na construção e -0,5% nos serviços”.  Na UE, “o custo do trabalho por hora cresceu 2,1% na economia não-comercial e diminuiu ligeiramente 0,1% na economia empresarial: -0,7% na indústria, + 0,2% na construção e + 0,2% nos serviços”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.