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Evite ser alvo de fraude com IBAN bancário: saiba como prevenir

O Banco de Portugal alertou recentemente para situações de fraude através da alteração do IBAN (número internacional de conta bancária) da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização da transferência bancária.
10 Maio 2024, 09h15

Trata-se de uma situação de fraude em que, durante a realização de uma transferência bancária através do ‘homebanking’, o IBAN do beneficiário é alterado por um terceiro.

Esta fraude é concretizada com recurso a ‘malware’ (‘software’ malicioso) que é previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência pelo ‘homebanking’, através do qual “um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência”.

O Banco de Portugal adverte que” se, após a introdução dos dados da transferência no ‘homebanking’ do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de ‘em atualização’) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de ‘software’ a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude”.

Para prevenir situações de fraude:

· aceda sempre ao site oficial do seu banco digitando diretamente o endereço electrónico na barra de endereços (evite usar motores de busca);

· assegure-se de que o endereço começa por ‘https://’ e que um cadeado é visível;

· nunca clique em links desconhecidos, não abra mensagens suspeitas;

· não divulgue informações pessoais, credenciais de acesso ao homebanking ou códigos de autorização enviados pelo banco para o seu telemóvel.

 

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