Trata-se de uma situação de fraude em que, durante a realização de uma transferência bancária através do ‘homebanking’, o IBAN do beneficiário é alterado por um terceiro.
Esta fraude é concretizada com recurso a ‘malware’ (‘software’ malicioso) que é previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência pelo ‘homebanking’, através do qual “um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência”.
O Banco de Portugal adverte que” se, após a introdução dos dados da transferência no ‘homebanking’ do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de ‘em atualização’) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de ‘software’ a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude”.
Para prevenir situações de fraude:
· aceda sempre ao site oficial do seu banco digitando diretamente o endereço electrónico na barra de endereços (evite usar motores de busca);
· assegure-se de que o endereço começa por ‘https://’ e que um cadeado é visível;
· nunca clique em links desconhecidos, não abra mensagens suspeitas;
· não divulgue informações pessoais, credenciais de acesso ao homebanking ou códigos de autorização enviados pelo banco para o seu telemóvel.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, informe-se connosco! A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!
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