[weglot_switcher]

Evolução económica. Índice do ISEG aponta para aumento da confiança em março

Os docentes inquiridos apontam para uma evolução da economia ligeiramente mais animadora em março do que aconteceu em fevereiro, verificando-se também um maior consenso entre os membros do painel.
  • Instituto Superior de Economia e Gestão:
13 Abril 2021, 17h00

O índice de confiança do ISEG subiu para os 30,3% em março, faz saber a instituição de ensino, o que representa uma ligeira melhoria em relação ao mês anterior. O indicador relacionado com a prestação económica nacional no curto prazo havia-se ficado pelos 28,1% em fevereiro.

Este valor reflete a melhoria ligeira das perspetivas económicas portuguesas perante a saída do confinamento musculado decretado no início do ano, face ao descontrolo da pandemia em território nacional.

Em termos homólogos, a variação do indicador foi de 18,4%, um resultado bem diferente dos -18,3% registados no mês anterior. No entanto, o fenómeno deve-se sobretudo a um efeito base, já que a comparação em março é feita com um período no qual se sentiu uma acentuada quebra económica, quando se deu a chegada do novo coronavírus a Portugal.

Como explica a nota, este índice “pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) é atribuído por um painel de dezoito professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG”, sendo depois o valor final apurado pela média dos valores atribuídos pelos docentes.

O consenso relativamente à evolução da economia também aumentou, com os valores apontados por cada membro do painel a apresentarem uma menor variação do que no mês anterior, lê-se ainda na comunicação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.