Nuno Morais Sarmento critica o fim da publicidade na RTP, uma medida anunciada pelo Governo da AD para entrar em vigor em 2025.
O ex-ministro do PSD teve a tutela da RTP durante o Governo de Durão Barroso e
“Esta opção é questionável. Há 10 anos, nos estudos que acompanhei e realizei, os telesespetadores consideravam a publicidade um conteúdo essencial. Faria falta, se não existisse. Tirá-la era voltar a uma televisão a preto e branco”, começou por dizer no seu espaço de comentário na “CNN”.
“Mas se a decisão é questionável, o que me parece demasiado grave é a total ausência de contrapartidas”, acrescentou.
O Governo AD quer retirar gradualmente a publicidade à RTP até 2028, impedindo a empresa de arrecadar 20 milhões de euros anuais destas receitas.
Ao mesmo tempo, o Governo não prevê nenhuma compensação pela perda de receitas. O plano do Governo também prevê a abertura de um programa de saídas voluntárias para 250 trabalhadores.
Pela concorrência, o próprio CEO da Media Capital já disse que as receitas publicitárias da RTP irão parar aos cofres das tecnológicas e não das televisões privadas.
“Vai claramente haver uma transferência de publicidade para as plataformas digitais. Não é evidente que os seis minutos sejam transferidos para as outras televisões”, disse Pedro Morais Leitão a 8 de outubro citado pela “CNN”.
Os próprios anunciantes já deixaram críticas à medida e também alertaram para o desvio de receitas para as plataformas internacionais.
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