[weglot_switcher]

Ex-secretária de Estado Rosa Zorrinho vai presidir centro hospitalar de Lisboa Central

A mulher do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho vai substituir Ana Escoval na presidência do conselho de administração de um dos maiores centros hospitalares do país, que tem enfrentado várias demissões por causa das condições de trabalho. Rosa Zorrinho vai presidir hospitais como o de São José, Dona Estefânia, Capuchos ou Alfredo da Costa.
20 Fevereiro 2019, 09h48

A ex-secretária de Estado Rosa Zorrinho vai ser a próxima presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. A mulher do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho vai substituir Ana Escoval na presidência do conselho de administração de um dos maiores centros hospitalares do país, que tem enfrentado várias demissões por causa das condições de trabalho.

A designação de Rosa Zorrinho para o cargo de presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central foi esta quarta-feira publicada em Diário da República, sob proposta do Ministro das Finanças, Mário Centeno, e da Ministra da Saúde, Marta Temido. Rosa Zorrinho passou pela secretaria de Estado da Saúde, em dezembro de 2017, tendo ficado à substituição do então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em outubro de 2018.

A ex-secretária de Estado conta com um longo percurso ligado à saúde e assumiu a presidência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no início de 2016. Presidiu ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entre 2005 e 2011, onde já tinha sido vogal entre 1996 e 2002. Antes disso, já tinha sido administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, entre 1990 e 1996, tendo regressado de 2002 a 2005.

Substitui agora Ana Escoval na presidência do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, que cessou funções a 31 de dezembro do ano passado.

Além de Rosa Zorrinho, o decreto-lei do Governo designa outros membros para o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, aos quais são reconhecidos a “idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos”.

Luís Almeida Nunes foi o nome escolhido para o cargo de vogal executivo com funções de diretor clínico, Vítor Pereira Alves e Paulo Espiga Alexandre para o cargo de vogais executivos e Maria José Dias para o cargo de vogal executiva com funções de enfermeira diretora. Os novos membros entram em funções esta quarta-feira.

O Governo autoriza-os a exercerem “a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público”. O decreto-lei diz ainda que Luís Almeida Nunes optou pelo vencimento de técnico especialista na Secretaria de Estado do Orçamento, lugar que ocupa desde 22 de outubro de 2018.

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central é constituído pelos hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Alfredo da Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.