[weglot_switcher]

Executivos da Novavax arrecadam 38 milhões ainda com testes da vacina em curso

A capitalização da farmacêutica norte-americana, que ainda nem lançou o fármaco contra a Covid-19 no mercado, subiu perante investidores que apostam no sucesso dos testes clínicos em curso. Stanley Erck acabou por ‘ganhar’ perto de 7,2 milhões de euros ao longo de 2020.
11 Janeiro 2021, 13h43

Os principais executivos da Novavax não estão à espera dos resultados da vacina que a empresa está a desenvolver para receber as recompensas financeiras, escreve esta segunda-feira a Reuters. O presidente-executivo da farmacêutica norte-americana, Stanley Erck, e outros três responsáveis de topo venderam cerca de 46 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros) em ações desde o início do ano passado, de acordo com os registos consultados pela agência noticiosa.

A capitalização da Novavax, que ainda nem lançou o fármaco no mercado, subiu perante investidores que apostam no sucesso dos testes clínicos em curso e Stanley Erck acabou por arrecadar 8,7 milhões de dólares (7,2 milhões de euros) ao longo de 2020, superando os 2,2 milhões de dólares em títulos que vendeu nos cinco anos anteriores.

No final de dezembro, a Comissão Europeia deu por terminadas as conversações exploratórias com a farmacêutica norte-americana Novavax com o objetivo de fechar a compra de até 200 milhões de doses da potencial vacina contra a Covid-19 que a empresa está a desenvolver. O contrato previsto com a Novavax dará aos 27 Estados-membros a hipótese de adquirirem 100 milhões de doses do fármaco, com uma opção suplementar para mais 100 milhões de doses.

Se estas negociações exploratórias com a Novavax forem bem sucedidas o leque de acordos entre Bruxelas e farmacêuticas/empresas de biotecnologia que estão a desenvolver vacinas sobe para sete, pois a lista conta com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK, a Janssen Pharmaceutica (do grupo Johnson & Johnson), a BioNtech-Pfizer, a CureVac e a Moderna.

Tal como destaca a Reuters, esta venda de ações suprarreferida equivale a mais de 20% da participação que comprou na Novavax.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.