[weglot_switcher]

Explorer aliena participação no capital da Espaço Casa ao acionista fundador

“A operação traduz-se numa mais-valia relevante para os investidores do Fundo Explorer III, que obtêm cerca de duas vezes o capital investido na Espaço Casa”, avança a sociedade gestora de fundos de reestruturação.
27 Julho 2021, 11h55

A Explorer Investments concluiu a alienação da sua participação no capital da Espaço Casa ao seu acionista fundador, Manuel Martino da Rocha.

Manuel Martino da Rocha, administrador e acionista da Espaço Casa, fundou a empresa em 2006, e manteve uma participação de 35% do capital com a entrada da Explorer. Após a conclusão desta operação passou a deter a totalidade do capital da empresa em conjunto com a equipa de gestão, refere a Explorer.

“A operação traduz-se numa mais-valia relevante para os investidores do Fundo Explorer III, que obtêm cerca de duas vezes o capital investido na Espaço Casa”, avança a sociedade gestora de fundos de reestruturação.

Entre 2014 e 2021, a empresa investiu cerca de 18 milhões de euros, em especial no desenvolvimento da sua rede de lojas, passando de 43 para 81 lojas, entre Portugal e Espanha, e de um volume de vendas de 44,2 milhões de euros para 72,8 milhões de euros, anuncia o comunicado. A Espaço Casa passou ainda a deter uma plataforma online, que permitiu manter o contacto próximo com os seus clientes, em particular durante o período de confinamento.

A empresa conta, atualmente, com 845 colaboradores nas duas geografias onde opera.

Para a Explorer Investments, “esta venda permite um retorno notável para os investidores e é resultado da resiliência e do potencial da empresa, mesmo num contexto económico muito desafiante, especialmente no setor do retalho não-alimentar”.

A Espaço Casa é uma empresa que comercializa produtos para casa, com uma ampla oferta, que inclui utensílios para cozinha, casa de banho e sala, artigos de decoração e produtos sazonais (Verão e Natal).

“O objetivo da empresa é ser reconhecida como uma insígnia ibérica de referência no sector”, explica a sociedade liderada por Elizabeth Rothfield.

Em 2014, aquando da entrada da Explorer, a Espaço casa detinha 43 Lojas (42 em Portugal e 1 em Espanha, em Badajoz), as suas vendas eram de 44,2 milhões de euros e não detinha uma operação online. As suas lojas eram caracterizadas essencialmente por produtos de utilidades de cozinha e casa de banho e pequenos artigos de decoração.

Em 2021, a Espaço Casa detinha um total de 81 Lojas (54 em Portugal e 27 em Espanha com dispersão nacional), um volume de vendas de 72,8 milhões de euros e uma operação online. A notoriedade da marca em Portugal foi reforçada e ganhou uma posição mais relevante em Espanha.

As lojas passaram a apresentar um novo layout e conceito com um diferente posicionamento, o que permitiu o aumento de vendas de produtos de decoração.

A Explorer diz que “ao longo destes sete anos a empresa tem vindo a consolidar a sua posição no mercado, contando já com 54 lojas espalhadas em território nacional, 27 em Espanha e oito em Angola”.

O Fundo III da Explorer Investments foi constituído em 2009 com 135 milhões de euros, tendo investido em participações nas empresas Totalmédia, Espaço Casa, GlobalTest, Grestel, Finieco, Brandcare e ROQ.

A Explorer Investments foi criada em 2003 por Rodrigo Guimarães, é uma  sociedade gestora independente em Portugal, líder em Private Equity, sendo responsável pela gestão de diferentes classes de ativos.

Atualmente gere e assessora fundos com ativos superiores a 1.300 milhões de euros, divididos em quatro áreas de negócio: Private Equity, Capital de Expansão, Imobiliário e Turismo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.