As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 3,6% e 1,7%, respetivamente, em fevereiro em termos homólogos, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
“Em fevereiro de 2025, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 3,6% face a fevereiro de 2024 (após uma variação de 8,7% em janeiro) e um crescimento das importações de 1,7% (após uma variação de 4,8% em janeiro)”, lê-se no destaque publicado hoje pelo banco central.
Registou-se, desta forma, um abrandamento do crescimento homólogo das despesas turísticas face ao mês anterior.
As séries hoje divulgadas são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
De acordo com o banco central, esta informação baseia-se num “conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.
Segundos dados divulgados em 19 de fevereiro pelo BdP, o setor das viagens e turismo, com destaque nos dois sentidos da balança comercial, tiveram crescimentos de 8,8% nas exportações e de 6,8% nas importações em 2024.
O saldo deste setor cresceu 1.800 milhões de euros face a 2023, chegando ao valor mais elevado da série, com 20.916 milhões de euros – ou 7,4%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com