A Junta da Galiza decidiu atribuir a classificação de “Projeto Industrial Estratégico” à fábrica de fibras sustentáveis que o Grupo Altri poderá vir a desenvolver naquela região e cuja decisão final de investimento será tomada durante o primeiro semestre de 2023.
A informação foi revelada esta segunda-feira em comunicado da empresa do grupo liderado por Paulo Fernandes.
O projeto Gama decorre de um Memorando de Entendimento assinado com a Impulsa Galícia, um consórcio público-privado da região da Galiza, para estudar em exclusivo a construção de uma unidade industrial de raiz.
Este projeto implica um investimento de mais de 800 milhões de euros, podendo criar cerca de 2.500 novos postos de trabalho, numa unidade que poderá ter uma capacidade produtiva anual de 200 mil toneladas de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis para dar resposta à crescente procura por parte da indústria têxtil.
“O elevado investimento, bem como a criação de um número significativo de postos de trabalho, mereceram o reconhecimento deste projeto”, avançou a empresa.
Esta classificação permite processar a atribuição direta da licença para a instalação da unidade de produção em Palas de Rei (Lugo), mas também há uma redução dos prazos administrativos e outras facilidades para o arranque do projeto.
“Trata-se de um projeto inovador e ambicioso de produção de lyocell, um tecido de alta qualidade, mais ecológico que as fibras artificiais e cada vez mais procurado pela indústria têxtil em todo o mundo”, afirmou Alfonso Rueda, presidente da Junta da Galiza, no anúncio da decisão de atribuir a classificação de Projeto Industrial Estratégico.
“Esta declaração é um marco importante para a tomada de decisão final de investimento e demonstra o compromisso sólido da Junta da Galiza para com a Altri e o desenvolvimento deste projeto único”, refere José Soares de Pina, CEO da Altri.
O Grupo Altri garante que “continua a avançar nos principais pilares para a tomada de decisão sobre o investimento nesta unidade, nomeadamente no estudo de impacto ambiental, projeto de engenharia, viabilidade económica, estrutura de financiamento e acesso a fundos da União Europeia”.
Segundo comunicado da Altri, após esta classificação, a Junta da Galiza pretende, agora, que o Governo de Espanha clarifique se este projeto, de grande importância para a região e para Espanha “ao ser uma iniciativa única na Europa, irá receber financiamento dos fundos europeus, ajudando a transformá-lo em realidade”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com