Faça a leitura do seu contador de eletricidade para diminuir valor da fatura

A DECO deixa ainda um alerta sobre os consumos prescritos, pois o consumidor neste caso não é obrigado a pagar esses valores. Entende-se que um consumo está prescrito quando os valores cobrados correspondem a períodos antecedentes a 6 meses em relação à data de emissão da sua fatura.

Conhece o projeto da DECO – Fatura amiga? Saiba mais sobre a sua fatura de eletricidade através desta ferramenta.

A Fatura Amiga é um projeto pretende apoiar os consumidores na interpretação e diminuição do valor das suas faturas de eletricidade, incentivando o uso mais consciente da energia elétrica.

Este projeto da DECO, lançado em 2018, já envolveu 200.000 consumidores que procuram fazer um controlo mais eficiente dos seus consumos de eletricidade, mudando alguns comportamentos e contribuindo, desta forma, para a garantia da sustentabilidade e proteção ambiental.

Nesta plataforma Fatura Amiga pode efetuar o registo mensal das suas faturas de eletricidade, construir objetivos de poupança de energia e verificar quais as dicas da DECO para diminuir o consumo deste setor.

Para além disto, o site disponibiliza ainda uma explicação detalhada de todos os componentes da sua fatura de eletricidade, consoante a entidade fornecedora do serviço. Normalmente, os consumidores só verificam o valor a pagar, mas saiba que a fatura de eletricidade indica muitos parâmetros úteis e que o consumidor deve ter em atenção.

É importante para evitar consumos estimados que o consumidor dê mensalmente a leitura do seu contador. Não sabe como fazê-lo? Esta plataforma pode também ajudá-lo a compreender como ler o seu contador de energia.

A DECO deixa ainda um alerta sobre os consumos prescritos, pois o consumidor neste caso não é obrigado a pagar esses valores. Entende-se que um consumo está prescrito quando os valores cobrados correspondem a períodos antecedentes a 6 meses em relação à data de emissão da sua fatura.

Se encontrar valores prescritos na sua fatura redija uma carta registada e com aviso de receção destinada à Empresa de Eletricidade a evocar essa situação. Se efetuar o pagamento de valores prescritos, saiba que está a consentir com o valor acordado e que posteriormente já não poderá reaver o seu dinheiro.

A DECO tem um Gabinete de Aconselhamento de Energia para o ajudar – GAE. Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Recomendadas

Saiba que cuidados deve ter nas compras em redes sociais

Durante o tempo de pandemia, a DECO recebeu inúmeras queixas relativas a pagamento de produtos que nunca chegaram, dados falsos fornecidos pelos vendedores, devoluções que não foram bem-sucedidas e de impossibilidade de reclamação ao vendedor condicionado pelo bloqueio do mesmo.

Trabalhadores em ‘burnout’? Microsoft partilha 5 dicas para ajudar a recarregar energias

Face ao agravamento do cenário de burnout entre os trabalhadores, a Microsoft partilhou com os líderes nacionais algumas dicas úteis que poderão ajudar os colaboradores a recuperar do cansaço e do stress.

Dia Nacional dos Avós: algumas dicas para poupar e investir

Guardar o pé-de-meia debaixo do colchão já não é a estratégia utilizada, mas para aplicar o dinheiro em fundos de poupança/investimento ou outro produto financeiro, os idosos precisam ter muita cautela e analisar cuidadosamente a forma e o local em que farão a sua aplicação.
Comentários