Faça a leitura do seu contador de eletricidade para diminuir valor da fatura

A DECO deixa ainda um alerta sobre os consumos prescritos, pois o consumidor neste caso não é obrigado a pagar esses valores. Entende-se que um consumo está prescrito quando os valores cobrados correspondem a períodos antecedentes a 6 meses em relação à data de emissão da sua fatura.

Conhece o projeto da DECO – Fatura amiga? Saiba mais sobre a sua fatura de eletricidade através desta ferramenta.

A Fatura Amiga é um projeto pretende apoiar os consumidores na interpretação e diminuição do valor das suas faturas de eletricidade, incentivando o uso mais consciente da energia elétrica.

Este projeto da DECO, lançado em 2018, já envolveu 200.000 consumidores que procuram fazer um controlo mais eficiente dos seus consumos de eletricidade, mudando alguns comportamentos e contribuindo, desta forma, para a garantia da sustentabilidade e proteção ambiental.

Nesta plataforma Fatura Amiga pode efetuar o registo mensal das suas faturas de eletricidade, construir objetivos de poupança de energia e verificar quais as dicas da DECO para diminuir o consumo deste setor.

Para além disto, o site disponibiliza ainda uma explicação detalhada de todos os componentes da sua fatura de eletricidade, consoante a entidade fornecedora do serviço. Normalmente, os consumidores só verificam o valor a pagar, mas saiba que a fatura de eletricidade indica muitos parâmetros úteis e que o consumidor deve ter em atenção.

É importante para evitar consumos estimados que o consumidor dê mensalmente a leitura do seu contador. Não sabe como fazê-lo? Esta plataforma pode também ajudá-lo a compreender como ler o seu contador de energia.

A DECO deixa ainda um alerta sobre os consumos prescritos, pois o consumidor neste caso não é obrigado a pagar esses valores. Entende-se que um consumo está prescrito quando os valores cobrados correspondem a períodos antecedentes a 6 meses em relação à data de emissão da sua fatura.

Se encontrar valores prescritos na sua fatura redija uma carta registada e com aviso de receção destinada à Empresa de Eletricidade a evocar essa situação. Se efetuar o pagamento de valores prescritos, saiba que está a consentir com o valor acordado e que posteriormente já não poderá reaver o seu dinheiro.

A DECO tem um Gabinete de Aconselhamento de Energia para o ajudar – GAE. Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

Saiba como funciona a tarifa social de água

A Tarifa Familiar da Água traduz-se na isenção dos encargos com a tarifa fixa e num desconto significativo através da aplicação da tarifa do escalão mais baixo. A tarifa social da água não é, atualmente, obrigatória, dependendo da adesão dos Municípios.

Portugueses admitem passar férias em território nacional e gastar menos que em 2020

Relativamente a questões financeiras, os portugueses estimam gastar 750 euros, uma descida de 160 euros face ao valor descrito no ano passado.

Um quinto das empresas em teletrabalho admite redução nos custos de energia

Este é um dos resultados do 15.º inquérito realizado no âmbito do projeto “Sinais Vitais”, desenvolvido pela CIP, em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE, que conta com uma amostra de 441 empresas, das quais 6% são grandes empresas.
Comentários