[weglot_switcher]

Facebook bloqueia páginas de Donald Trump durante dois anos

Em 2023 o conselho de peritos do Facebook avaliará novamente “fatores externos, incluindo situações de violência, restrições a protestos pacíficos e outros indicadores de agitação civil” que envolvam o ex-presidente dos Estados Unidos e decidirão sobre o levantamento da suspensão.
Facebook
4 Junho 2021, 19h26

A rede social Facebook estendeu a suspensão das páginas do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante dois anos e só as reestabelecerá em 2023 se o “risco para a segurança pública” que alegadamente representam tiver diminuído.

“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão de Trump, acreditamos que as suas ações constituíram uma violação grave das nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação”, explicou o vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook numa publicação online feita esta sexta-feira.

No blog oficial da empresa, Nick Clegg explica que os dois anos contam a partir do início da suspensão, a 7 de janeiro de 2021. Daqui a dois anos, o Facebook – através do conselho para o efeito – avaliará “fatores externos, incluindo situações de violência, restrições a protestos pacíficos e outros indicadores de agitação civil”. “Se decidirmos que ainda há um risco sério para a segurança pública, estenderemos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco desça”, salvaguarda.

A decisão surge depois de uma reunião do Conselho de Supervisão de Conteúdo – um órgão independente com advogados externos, jornalistas e outros especialistas que avaliam as publicações em termos de conteúdo.

No mês passado, o painel de peritos optou por manter o travão o travão às contas de Donald Trump no Facebook e Instagram dada a “gravidade” das suas publicações aquando dos ataques ao Capitólio a 6 de janeiro, mas também lançou alertas ao Facebook por ter políticas que são vagas e uma fiscalização que tende a ser confusa e carece de transparência.

“Quando a suspensão for finalmente levantada, haverá um conjunto rigoroso de sanções que escalarão rapidamente e que serão acionadas se Trump cometer mais violações no futuro, até e incluindo a remoção permanente das suas páginas e contas”, lê-se ainda na publicação realizada pela rede social liderada por Mark Zuckerberg.

https://jornaleconomico.pt/noticias/facebook-prepara-novas-regras-para-os-politicos-que-usem-a-rede-social-747271

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.