[weglot_switcher]

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
  • 5. Mark Zuckerberg
5 Agosto 2020, 19h46

O Facebook lançou esta quarta-feira a sua própria versão do TikTok nos Estados Unidos e em mais de 50 países. O novo serviço de vídeo de formato curto tem o nome de Reels e pode ser utilizado através da rede social Instagram.

Este lançamento acontece dias depois da Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações da TikTok nos EUA da ByteDance da China. Recorde-se que Casa Branca ameaçou proibir o Tik Tok e outras aplicações de propriedade chinesa por questões de segurança de dados.

O Reels foi testado no Brasil em 2018 e depois em França, na Alemanha e Índia, que era o maior mercado do TikTok até o governo indiano o proibir no mês passado, após um confronto na fronteira com a China.

Tal como no TikTok, os utilizadores do Reels podem gravar vídeos de curta duração para telemóveis e adicionar efeitos especiais e bandas sonoras extraídas de uma biblioteca de músicas.

Estas semelhanças levaram o presidente-executivo da TikTok, Kevin Mayer, a chamar o Reels de “produto de imitação”.

Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, reconheceu as semelhanças numa videoconferência na terça-feira com repórteres e disse que “a inspiração para produtos vem de todos os lugares”, incluindo as equipas do Facebook e “o ecossistema de maneira mais ampla”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.