O Facebook reportou um aumento homólogo de 48% nas receitas operacionais no primeiro trimestre de 2021, superando as expectativas dos analistas de Wall Street, apesar da evolução no número de utilizadores ter ficado aquém das previsões.
Segundo os resultados divulgados após o fecho da sessão desta quarta-feira nos EUA, a rede social verificou receitas de 26,17 mil milhões de dólares (21,59 mil milhões de euros), o que ultrapassou as projeções de 23,67 mil milhões (19,53 mil milhões de euros) e contribuiu para lucros de 9,5 mil milhões de dólares (7,84 mil milhões de euros). Este resultado configura um aumento de 94% em relação ao verificado em igual período do ano passado.
Ainda assim, o número de utilizadores diários e mensais ficou abaixo do esperado. A rede social reporta 1,88 mil milhões de utilizadores ativos diários e 2,85 mil milhões mensais, ligeiramente aquém dos 1,89 mil milhões e 2,86 mil milhões avançados pela FactSet e citados pela CNBC.
A melhoria nos resultados da empresa deve-se sobretudo à subida do preço médio por anúncio e no número de anúncios contratados, que registaram evoluções de 30% e 12% em relação ao primeiro trimestre de 2020, especifica a rede social.
Para o próximo trimestre, o Facebook projeta uma evolução modesta das receitas em cadeia, que será significativa em termos homólogos por comparar já com um período de pandemia global. Nos trimestres seguintes de 2021 são esperados ligeiros decréscimos no ritmo de crescimento das receitas, dado o impacto de legislação sobre publicidade digital e das alterações ao sistema operativo da Apple que dificultarão a personalização de anúncios na rede social.
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