A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai homenagear, no próximo dia 28 de maio, Carlos Tavares, economista português e alumnus da FEP, galardoando-o com o Prémio Carreira FEP 2025, no Dia da FEP.
Esta distinção, atribuída anualmente, “visa reconhecer o percurso notável de um diplomado da faculdade cuja atividade profissional se tenha destacado no panorama nacional e internacional, contribuindo simultaneamente para o prestígio da instituição e para o reforço do seu posicionamento no ensino e investigação em Economia e Gestão”.
Carlos Tavares, ex-presidente da CMVM, é licenciado em Economia pela FEP, onde foi assistente durante uma década. A sua ligação à academia estende-se à docência e à governação universitária, tendo também sido Professor Convidado noutra instituição e membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto.
A escolha do vencedor do Prémio Carreira FEP “resulta da deliberação de um júri especialmente constituído para o efeito, sendo que os antigos alunos da FEP são convidados a submeter nomeações” e que este ano, foi composto pelo Diretor da FEP, Óscar Afonso, que preside sem direito a voto, pela Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Catarina Roseira, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e pelos Alumni António Nunes da Silva, Eduardo Rocha, Helena Freitas, Joana Alves e Pedro Almeida.
A Faculdade realça a “carreira relevante, marcada por um percurso transversal entre os setores público, empresarial e académico”.
Ao longo de mais de 40 anos, desempenhou cargos de topo em instituições financeiras de referência, tais como o Banco Português do Atlântico, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Nacional Ultramarino, o Banco Totta, o Banco Santander de Negócios Portugal e, mais recentemente, o Banco Montepio, onde assumiu a função de Presidente do Conselho de Administração entre 2018 e 2022.
Entre 2002 e 2004, Carlos Tavares desempenhou funções governativas como Ministro da Economia do XV Governo Constitucional, após ter sido Secretário de Estado do Tesouro (1989-1991). Foi também Diretor do Bureau of European Policy Advisers da Comissão Europeia.
Foi Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários entre 2005 e 2016, Vice-Presidente da European Securities Markets Authority e Presidente do Comité Regional Europeu da IOSCO.
É autor de vários livros e estudos nas áreas da economia, finanças e políticas públicas. Atualmente coordena o Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da SEDES e preside à Direção da Associação Centro de Estudos do Centralismo.
Desde a sua criação, em 2011, o Prémio Carreira FEP já distinguiu personalidades como Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a título póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto, Carlos da Silva Costa, Fernando Gomes, José Roquette e Fernando Freire de Sousa.
A cerimónia de entrega do prémio insere-se nas comemorações do Dia da FEP, que celebra anualmente a história, o prestígio e a comunidade da faculdade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com