[weglot_switcher]

Falha informática está a afetar serviços mundiais. Bancos e meios de comunicação entre os afetados

Milhões de computadores com o sistema operativo Windows 10 instalado deixaram de funcionar por todo o planeta.
19 Julho 2024, 08h32

Uma falha informática está a fazer-se sentir à escala mundial. De acordo com informação difundida por vários meios de comunicação internacional, há vários serviços a serem afetados, nomeadamente os próprios media, sector bancário e companhias aéreas.

Tudo indica que se trata de uma falha generalizada no sistema Windows, detido pela Microsoft. Será ainda um problema que está a afetar os serviços de cloud da Microsoft, perturbando sectores importantes para o funcionamento das empresas e economias, como aviação civil e transporte ferroviário.

Países como Estados Unidos, Espanha e Austrália já reportaram estar a sentir dificuldades. Por exemplo, a britânica “Sky News” e a norte-americana “ABC” e “Sky News Australia” estão entre as visadas.

Há ainda aeroportos a suspender voos. O aeroporto de Berlim é um destes exemplos.

A bolsa de valores de Londres está a ter dificuldades na abertura da sessão.

Falha em Portugal

Portugal também está a ser afetado por esta falha informática.

As operadoras de telecomunicações MEO, NOS e Vodafone estão a apresentar algumas falhas, conforme comunicado ao Down Detector.

A ANA Aeroportos, responsável pela concessão dos aeroportos nacionais, dá conta que algumas companhias aéreas não estão a conseguir realizar o check-in de forma digital. Esta situação pode atrasar a partida de alguns voos, ou mesmo levar ao cancelamento.

Ainda assim, e apesar de tudo estar em funcionamento no Aeroporto Humberto Delgado, a ANA admite que podem existir alguns constrangimentos nos aeroportos portugueses.

No sector bancário nacional, o Santander estará a reportar algumas falhas. Para já, e apesar do Down Detector evidenciar falhas na Caixa Geral de Depósitos, o banco público indicar estar tudo a funcionar corretamente.

Na saúde, o Hospital Amadora-Sintra está atualmente a registar os pedidos de consulta e exames em papel, embora assuma que se trata de um problema com a base de dados e não com a falha informática da Microsoft

Reposta da Microsoft

A tecnológica admite estar a tomar “medidas de mitigação” após a falha informática estar a derrubar muitas empresas a nível mundial.

A Microsoft adiantou, na rede social X, que “os nossos serviços estão em vias de ser recuperados à medida que tomamos medidas de mitigação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.