[weglot_switcher]

Falta de profissionais, fraco investimento e excesso de horas levam médicos a abandonar SNS (com áudio)

Em média, abandonam o SNS dois médicos por dia. Entre maio e outubro, mais de 400 médicos saíram do SNS por falta de condições e excesso de horas extras trabalhadas e não remuneradas.
23 Novembro 2021, 10h22

Mais de 400 médicos deixaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde que terminou o estado de emergência, denuncia a “CNN Portugal”. Entre as causas para o abandono, os médicos queixam-se de falta de condições, falta de profissionais, excesso de horas extras e o fraco investimento em hospitais públicos.

A saída de dois médicos dos hospitais públicos por dia é também apontada pelo bastonário da Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães fala dos baixos salários, a falta de respeito por parte da tutela e do envelhecimento da população para os fatores que levam os profissionais a trocar o serviço público pelo privado.

Dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a que a “CNN Portugal” teve acesso mostram que maio foi o mês com mais pedidos de saída, totalizando 104 desvinculações. Seguem-lhe julho (78), setembro (77), agosto (55), junho (48) e outubro (42).

O bastonário da Ordem dos Médicos aponta mesmo que o SNS se precisa de modernizar. “Falta motivação, falta acesso a inovação, terapêutica e tecnológica”, sendo que é preciso tornar o “SNS mais atrativo” para os profissionais de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.