Uma análise do Portal da Queixa revela que, no último mês, mais de 20% das reclamações dirigidas ao Ministério da Educação têm como motivo a não colocação dos alunos nas escolas candidatas e outros problemas relacionados com as inscrições.
Segundo os dados analisados, do dia 16 de agosto até ao dia 20 de setembro, o Ministério da Educação recebeu um total de 118 reclamações. Destas, 62 queixas foram dirigidas diretamente à tutela e 56 estão relacionadas com vários problemas verificados com a plataforma MEGA.
Entre os principais motivos de reclamação reportados por pais e encarregados de educação figuram problemas com os vouchers do programa MEGA, a gerar 48% das queixas registadas; 25% refere as dificuldades operacionais na utilização da plataforma MEGA e a absorver 24% das reclamações está a falta de vagas escolares e recusa de colocação dos alunos nos estabelecimentos de ensino a que se candidataram, bem como outros problemas relacionados com as inscrições.
Relativamente à resolução do Ministério perante as reclamações que lhe são dirigidas, o Portal da Queixa revela que apresenta uma taxa de resposta de 64,9% e uma taxa de solução de 57,7%. O Índice de Satisfação da tutela está pontuado pelos consumidores em apenas 56.7 (em 100).
“Todas as escolas apontadas dizem não ter vagas e que cabe a DGEST ( Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) fazer a colocação da mesma. A minha filha é menor e, até ao momento, não lhe foi atribuída uma escola”, denuncia a encarregada de educação Marcela, na reclamação registada a 20 de setembro, no Portal da Queixa.
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