Um familiar distante do maior opositor interno de Vladimir Putin foi morto por tropas russas em Bucha, revela a “BBC”. Ilya Navalny foi encontrado morto numa vala comum juntamente com centenas de outras vítimas.
“Sim, Ilya era um parente distante de Alexei, existe um bisavô em comum”, disse à “BBC” Pavel Navalny, ele próprio um primo do opositor russo, o autarca da aldeia de Nove Zalissya perto de Borodyanka.
O passaporte de Ilya foi encontrado junto do seu corpo, que tinha ferimentos de balas no seu peito e cabeça.
No total, 900 civis mortos pelos russos foram encontrados nas regiões de Bucha e de Kiev.
Na região existem mais parentes de Navalny, mas que não foram feridos ou mortos durante a ocupação russa.
Alexey Navalny tem raízes ucranianas e familiares na região de Kiev.
Numa publicação feita na terça-feira nas redes sociais, o próprio Alexey Navalny aborda este caso, desconhecendo que Ilya é seu familiar.
“Tudo indica que o mataram por causa do seu último nome. É por isso que o seu passaporte foi atirado para perto. Uma pessoa completamente inocente foi morta pelos sicários de Putin (o que lhe posso chamar? “soldados russos”, não) porque ele tem o meu nome. Aparentemente, esperaram que fosse um familiar meu. Não sei se é meu familiar. Ele é da mesma aldeia que o meu pai. Talvez seja meu familiar, mas geralmente existem muitos outros Navalnys naquela aldeia”, escreveu o opositor que se encontra atualmente a cumprir uma pena de prisão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com