[weglot_switcher]

Famílias pediram menos crédito em julho, com crédito à habitação no negativo

Por segmentos, a taxa de variação anual do crédito ao ‘consumo e outros fins’ diminuiu 0,8 p.p., para 4,4%, enquanto a tva do crédito à habitação situou-se em -0,6%.
3 Setembro 2019, 11h30

Em julho de 2019, a taxa de variação anual (tva) dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras registou uma ligeira queda de 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. A nota divulgada pelo Banco de Portugal (BdP) sustenta que os empréstimos às sociedades não financeiras diminui para -0,2%.

Em relação às empresas exportadoras privadas, a taxa de variação anual fixou-se em -0,6%, o equivalente a um aumento de 0,3 p.p. em comparação com o mês de junho do presente ano.

No rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras, o mês de julho, fixou-se em 8,7%, refletindo uma descida de 0,1 p.p. “A percentagem de devedores com crédito vencido reduziu-se em 0,6 p.p., para 20,7%”.

Olhando para a perspetiva das famílias a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos foi de 0,4%. Por segmentos, a taxa de variação anual do crédito ao ‘consumo e outros fins’ diminuiu 0,8 p.p., para 4,4%, enquanto a tva do crédito à habitação situou-se em -0,6%.

O rácio de crédito vencido das famílias diminuiu 0,1 pp relativamente a junho, para 3,1%. A percentagem de devedores com crédito vencido desceu 0,2 pp, para 9,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.