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Fasquia dos 20 mil milhões vai ficar próxima no final do ano em curso

As exportações vão ultrapassar os valores atingidos no final de 2019. Mas alguns subsectores estão atrasados na recuperação.
14 Novembro 2021, 16h00

O sector metalúrgico e metalomecânico nacional vai aproximar-se, em termos de exportações e para o final do ano, da fasquia dos 20 mil milhões de euros, disse ao JE o vice-presidente executivo da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, Rafael Campos Pereira. Este valor compara com o ano atípico de 2020, altura em que as exportações do sector não foram além dos 17,1 mil milhões, mas – e essa é a boa notícia – será muito provavelmente superior às exportações de 2019, que ascenderam aos 19,6 mil milhões de euros.
Segundo Rafael Campos Pereira, vale a pena enfatizar que os valores do ano em curso serão superiores aos de 2019, mas o certo é que 2020 “não foi um ano assim tão mau, dado que o sector, mais que conhecer um grande movimento de cancelamento de encomendas, passou por uma fase de cancelamento”. Aliás, disse, houve mesmo alguns subsectores que cresceram – no quadro de produções que não fecharam com a pandemia, como foram os casos dos utensílios domésticos e dos eletrodomésticos.

Certamente que, do outro lado, se registam subsectores que viram os seus volumes de negócios serem duramente atingidos pelas condições da pandemia. O mais importante deles, em termos de peso relativo, foi o dos componentes automóveis. Que, disse o vice-presidente executivo da AIMMAP, ainda não está de volta aos seus melhores dias: “não atingiremos definitivamente os 20 mil milhões de euros de exportações devido aos componentes automóveis”, sector em relação ao qual as perspetivas para 2022 se mantêm reservadas: “há cenários em todas as direções”. O cluster automóvel tem um peso variável entre os 25% e os 30% no quadro mais geral da metalurgia e metalomecânica – sendo que este ano tenderá a situar-se junto da barreira inferior daquele intervalo. Refira-se que o peso do sector nas exportações totais nacionais está próximo dos 30%.

Quanto aos desafios para o próximo ano, “temos o aumento do preço dos transportes e das matérias-primas, e a sua escassez, acompanhados pelo aumento do preço dos combustíveis, nomeadamente no que diz respeito ao gás e à eletricidade. Os danos para o sector em relação a este último custo só não são piores devido à compra em grupo que a metalurgia e metalomecânica pratica.
Por outro lado, disse ainda Rafael Campos Pereira, o sector tem vindo a repercutir estes aumentos nos preços praticados enquanto fornecedor. Para mais – e este é um dado importante em termos do nível de competitividade do sector nacional – estes aumentos são transversais a todos os mercados produtores, o que quer dizer que, pelo menos para já, “a competitividade internacional do sector nacional da metalurgia e metalomecânica não foi afetada. O vice-presidente executivo da associação deu mesmo o exemplo da Alemanha, onde os preços dos combustíveis têm disparado nas últimas semanas.
Enquanto a subida do preço da produção metalúrgica e metalomecânica não ‘afugentar’ os clientes, o atual momento do sector tem ainda outro benefício: com as receitas a aumentarem e o número de trabalhadores constante, a produtividade geral está a subir.

Resta saber durante quanto tempo será possível fazer esta operação – a de transferir custos para o cliente – sem que seja o próprio sector a sofrer as agruras do aumento da inflação. O mesmo poderão dizer os sectores que se encontram a jusante, que têm de pagar mais pelas encomendas.

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